Saiba por que as células de carga são fundamentais para o funcionamento de uma balança

Publicado em 06 de Fevereiro de 2020

Muito utilizadas em balanças comerciais e em soluções para pesagem industrial, como também em automatização e controle de processos, as células de carga ganham cada vez mais importância.

Está sem tempo? Escute esse artigo!

Para funcionar de maneira adequada e contínua, toda balança deve conter um conjunto de peças e componentes, os quais fazem parte de sua construção mecânica. Um desses itens fundamentais é o transdutor eletromecânico, também conhecido como célula de carga, assunto que será destacado neste post.

Mas, o que é uma célula de carga? A célula de carga é um sensor eletromecânico usado para medir força ou peso, que se utiliza de um princípio bastante conhecido, ou seja, da transferência entre a força aplicada, a deformação do material, a variação da resistência que leva a mudança da tensão de saída quando uma tensão de entrada é aplicada. Trata-se de dispositivos versáteis, que proporcionam desempenho preciso e robusto em uma grande variedade de aplicações.

Não é por acaso, que tais sensores se tornaram essenciais em muitas aplicações industriais e comerciais, desde a automação de processos à pesagem de compras em caixas de supermercados, por exemplo. Novos tipos de células de carga são continuamente projetados para suprir as necessidades desse mercado em constante mudança.

Dependendo dos tipos de tarefas são exigidos diferentes graus de precisão. Para uma aplicação na área farmacêutica, que mede doses de medicamentos, por exemplo, é preciso ter uma resolução mais refinada, diferente das aplicações na área industrial que pesa grandes quantidades de grãos, por exemplo. Dessa forma, encontram-se diferentes tipos de células de carga que oferecem níveis variados de precisão e capacidade, para atender essas diversas aplicações.

Há regras e acordos internacionais que visam fornecer o controle de qualidade sobre equipamentos de pesagem e medição de força. Tal regulamentação ajuda a promover a harmonia entre diferentes jurisdições, facilitando o comércio e a atividade econômica.

A Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) é que rege esses regulamentos metrológicos no mundo. No Brasil, o órgão responsável é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Nas atividades comerciais, em que o produto é vendido por peso, exigem equipamentos de pesagem legais para o comércio, o qual deve ser certificado pelas autoridades para uso em tais aplicações. Normalmente, para balanças comerciais, serão certificadas pelo INMETRO.

As células de carga também podem ser certificadas, seguindo as normas internacionais, podendo ser feitas de aço inox, carbono ou alumínio. São ainda capazes de trabalhar com precisão em variações de temperatura e umidade, sendo extremamente versáteis, possuindo capacidades de carga máxima que vão de gramas a toneladas.

Enfim, o uso de células de carga como transdutores de medição de peso/força abrange hoje uma vasta gama de aplicações, nos mais diversos setores da indústria e do comércio. Por isso, a importância do seu uso!

 

Saiba mais sobre o assunto:

 

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?