Supermercados São Roque acabam de finalizar a implementação da nova rotulagem nutricional e do código 2D

Publicado em 26 de Janeiro de 2023

Hoje, já é possível ao consumidor brasileiro adquirir produtos com informações mais precisas, claras e simples sobre os nutrientes nos rótulos dos alimentos e, assim, fazer escolhas mais conscientes e saudáveis. Isso porque, desde o dia 9 de outubro deste ano, entraram em vigor as novas regras para rotulagem de alimentos, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Neste artigo, trazemos o case da Rede de Supermercados São Roque, que realizou a troca do parque de balanças, evitando possíveis problemas com a Vigilância Sanitária ou Procon, além de priorizar o bom atendimento ao seu cliente.

Tradicional rede, que há 48 anos cresce juntamente com a pujança do interior paulista, os Supermercados São Roque somam 21 lojas em importantes municípios, como: São Roque, Mairinque, Alumínio, Vargem Grande Paulista, Ibiúna, Tatuí, Salto, Avaré, Boituva, Cotia e Salto de Pirapora.

Quais foram as principais adaptações feitas para atender à nova legislação?

No primeiro semestre, os responsáveis pelos departamentos de Tecnologia da Informação (TI), Nutrição e Supervisão se debruçaram sobre o assunto para melhor atingir o objetivo comum: atender à nova legislação. Na prática, foram consumidos quatro meses para adaptar o software e os layouts de etiquetas.

Devido à substituição da versão do sistema que controla as balanças, como também a troca dos firmwares das balanças em produção, todo processo foi demorado. Pois, para cada balança é necessário atualizar o firmware. Destaca-se que o número de balanças da rede é grande, e a quantidade de itens maior ainda. No entanto, o São Roque realizou as modificações necessárias, de modo atender a legislação e a questão da informação nutricional.

Quais os benefícios para o consumidor?

Por ser uma atividade recentemente implantada, os resultados ainda não foram avaliados totalmente. No entanto, graças ao código 2D estampado nos rótulos dos alimentos, produtos vencidos não irão mais passar no caixa.

Como é o projeto de implantação da nova rotulagem nutricional e o código 2D nos Supermercados São Roque?

São dois projetos distintos: a rotulagem nutricional, que é obrigatória, e o código 2D. A tabela nutricional já está sendo impressa nas etiquetas de produção interna. Já os códigos 2D estão em pleno funcionamento na loja matriz, em São Roque. A rede está se programando para a introdução nas demais unidades, uma vez que, até o momento, ainda não foi implementada, devido exigir que todos os modelos de balança sejam de impressão de etiqueta contínua

Quais são os tipos de comércio que precisam se adaptar à nova legislação?

Considerada inovação, a rotulagem nutricional frontal é um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. Comércio de alimentos, como mercado ou padaria, precisam se atentar para que os itens de fabricação própria, expostos em gôndolas, já saiam com a impressão certa de suas balanças. Além do mais, devem também verificar se os produtos comercializados seguem essa nova legislação, caso contrário, poderá ter problemas com a vigilância ou Procon.

Daí, é necessário que o parque de balanças do estabelecimento esteja atualizado, assegurando a divulgação corretas das informações. Nesse sentido, a Toledo do Brasil garante que é possível adequar as balanças que sejam compatíveis com o software disponível: MGV Cloud (software em nuvem) ou MGV 7 (software local). Basta atualizá-lo para que as máquinas estejam de acordo com as novas regras e fazer a atualização no layout para a impressão.
Nesse sentido, a parceira com a rede de Supermercados São Roque foi fundamental para atualização do seu parque de balanças, para que as informações transmitidas nos rótulos fossem precisas, claras e de fácil compreensão para o consumidor, atendendo à nova legislação da Anvisa. Dessa forma, a rede é um exemplo para o setor e para os demais estabelecimentos comerciais.

Entre em contato com a equipe de vendas da Toledo do Brasil, que está apta para ajudá-los, fornecendo a solução adequada para o seu negócio, atendendo às normas vigentes do País.

Comentários

O que está buscando?