Tipos De Balança Ideais Para Seu Comércio

Publicado em 19 de Novembro de 2021

A Toledo do Brasil fabrica diversos tipos de balança e possui uma série de modelos voltados para o setor varejista.

No dia a dia de um açougue, hortifrúti ou padaria, por exemplo, esse equipamento é indispensável.

Conheça as principais alternativas neste artigo. Boa leitura!

A legislação por trás dos tipos de balança

O uso de balanças em estabelecimentos varejistas é norteado por algumas normas, como a lei de regulamentação para balanças. É importante segui-las, pois buscam proteger o consumidor contra produtos que não estão de acordo com as exigências técnicas.

A principal norma é a Portaria 236/94, que estabelece que a balança com finalidade comercial precisa ser submetida à aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Além disso, a lei regulamenta a obrigatoriedade de algumas informações na etiqueta, como:

  • descrição do produto;
  • ingredientes usados na fabricação;
  • tabela nutricional;
  • tara da embalagem;
  • data de validade;
  • data da pesagem;
  • preço por unidade de peso;
  • preço a pagar;
  • glaciados e drenados.

Tipos de balança para o varejo produzidas pela Toledo do Brasil:

Na Toledo do Brasil você encontra os principais tipos de balança que seguem a lei e contam com aplicações específicas para o comércio. Saiba mais sobre cada uma:

1. Balança etiquetadora

Esse é o tipo de balança mais encontrada no varejo, especialmente em setores de frios, peixarias, açougues, padarias e hortifrútis.

A balança etiquetadora realiza a pesagem do produto e a impressão da etiqueta com as informações cadastradas na memória do equipamento.

Ela também tem uma função importante no processo de vendas, imprimindo o código de barras que será usado para identificação nos caixas.

Na Toledo do Brasil você encontra os seguintes modelos:

Prix 4 Due;
Prix 4 Uno;
Prix 5 Plus;
Prix 6.
Prix 6i.

2. Balança pesadora

O objetivo da balança pesadora é apenas fornecer o peso da mercadoria. Ela pode ser muito utilizada em padarias, para conferir as gramaturas das receitas e pesar os ingredientes usados na fabricação de pães e bolos, por exemplo.

3. Balança computadora

Esse tipo de balança realiza uma gestão mais automatizada quando acompanhada de um equipamento de saída, como uma CPU. É indicada especialmente para pequenos varejos, como mercados, padarias, lojas de conveniência, quitandas, feiras livres e estabelecimentos fast-food.

Os principais modelos disponíveis na Toledo do Brasil são:

Além dessas opções, ainda existem outros tipos de balança disponíveis. Entre em contato com a Toledo do Brasil e fale com nossa equipe de especialistas para saber mais sobre esses e outros modelos e adquira a melhor balança para otimizar o seu trabalho.

Fotografia: Carol Garcia / GOVBA @ibametro

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?