Tire suas dúvidas sobre dosagem e pesagem

Publicado em 08 de Março de 2018

O assunto é vasto até porque há diversos tipos de dosagem, sendo que 70% delas são denominadas “na carga”. São elas as responsáveis por concentrar a maioria das aplicações realizadas na indústria.

A frase “tanto posso ser um remédio, como posso ser um veneno, depende da dosagem...” serve para ilustrar bem as diversas dúvidas que se têm em relação à aplicação da dosagem correta nas mais diversas situações, diferentemente do que ocorre com a pesagem. Foi diante dos muitos questionamentos recebidos sobre dosagem que vamos elucidar as diferenças entre ambas.

O verbo transitivo dosar significa “determinar a proporção certa”. E, é justamente aí – no dosar – que as questões são apontadas.

Diante de um silo vazio como atingir a meta de 200 t de grãos? Ou, em uma situação contrária, como extrair de um recipiente cheio 50 l ou 100 kg de um determinado produto?

Esse assunto é vasto até porque há diversos tipos de dosagem, sendo que aproximadamente 70% delas são denominadas de dosagem na carga, uma vez que são as responsáveis por concentrar a grande maioria das aplicações realizadas pelas indústrias.

A dosagem propriamente dita pode ser medida de várias formas, a partir da separação de uma quantidade desejada de um determinado produto. Ressaltando que se entende por formas: volume, peso (massa), área, número e comprimento.

O ato de dosar consiste em descontar o peso (morto) do produto. Simbolicamente, é o mesmo desconto que se dá ao pesar o prato num restaurante de comida por quilo, por exemplo, no qual o cliente paga somente o alimento depositado no prato. No caso da indústria, após o desconto do peso, há necessidade de determinar a velocidade do produto a ser depositado em um recipiente. Essa velocidade é determinada a partir da dosagem de vazão de alimentação (depósito do produto) que pode ser rápida ou lenta. A solução é quanto mais lenta for a alimentação (do produto), mais precisa será a dosagem.

Pesagem - “Pôr na balança para saber o peso de” é o significado do verbo transitivo pesar que aparece nos dicionários. O ato de pesar é de medir o valor da massa de um corpo usando o seu peso como referência. Tecnicamente, a precisão da pesagem é definida pela diferença entre o valor da massa indicado (pelo instrumento usado para medida) e o seu valor real.

Destacam-se que ambas as soluções – pesagem e dosagem - têm a seu dispor sistemas analógicos e digitais para atender diferentes necessidades e aplicações.

Veja também: 

Entenda a diferença entre Dosagem Volumétrica e Gravimétrica

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?