Toledo do Brasil conquista, pelo terceiro ano consecutivo, pontuação máxima na auditoria do SGI

Publicado em 26 de Novembro de 2020

Escute a narração desse artigo e entenda:

Pelo terceiro ano consecutivo, a Toledo do Brasil obteve resultado zero não conformidade (considerada a melhor classificação) da auditoria do SGI (Sistema de Gestão Integrado). A auditoria foi realizada pelo Bureau Veritas Certification, especialista em avaliação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, entre outros.

A auditoria deste ano foi 100% remota e o resultado foi muito positivo. A avaliação foi realizada com a mesma dedicação e qualidade de uma auditoria presencial, onde foi possível observar o comprometimento e a responsabilidade dos colaboradores, equipe de apoio e auditados.

Os colaboradores da Toledo do Brasil demonstraram aos auditores como são atendidos os requisitos das normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), utilizando computadores para a auditoria online e celulares para envio de imagens em tempo real.

Com a auditoria remota, a maior preocupação da empresa era como demonstrar as evidências aos auditores, mas, os colaboradores entrevistados presencialmente ou em home office conseguiram fazer isso muito bem e o plano da auditoria pôde ser cumprido na íntegra. Por ter sido uma experiência nova, poderiam surgir dificuldades, mas, para a surpresa de todos, ficou comprovado que é possível reinventar e se adaptar, de forma satisfatória, a situações adversas.

Durante a auditoria, realizada em novembro deste ano, os auditores destacaram: bom atendimento e transparência por parte dos colaboradores; procedimentos claros e bem escritos; instalações da empresa organizadas; sistemas de incêndio e corrimãos bem identificados; produtos químicos corretamente identificados; FISPQs atualizadas e disponíveis; uso correto de EPIs; extintores disponíveis; depósito de inflamáveis e central de resíduos organizados; housekeeping (5S) e sinalização em toda a empresa.

Esse resultado se deve ao empenho de todos os colaboradores que, mesmo enfrentando um ano conturbado, não pouparam esforços para que esse evento fosse realizado com êxito. A diretoria e os gestores da Toledo do Brasil parabenizam os colaboradores da matriz em São Bernardo do Campo e das filiais Campo Grande, Goiânia, Manaus e Maringá, como também às equipes da Qualidade (Gestão Integrada e Auditores Internos) e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente que trabalharam na linha de frente para que tudo acontecesse da melhor forma.

SGI certificado - benefícios

No mundo contemporâneo, tudo muda rapidamente. Nesse sentido, as empresas que se antecipam na implementação de um SGI tornam-se cada vez mais eficientes e competitivas em relação aos seus concorrentes. Por esse motivo, a Toledo do Brasil optou por ter um sistema de gestão integrado e certificado. Em 1998, recebeu a certificação ISO 9001 (gestão da qualidade - matriz São Bernardo do Campo e 20 filiais). Em 2003, a acreditação ISO/IEC 17025 para o laboratório de calibração de São Bernardo do Campo. Em 2013, a certificação ISO 14001 (gestão ambiental - matriz). Em 2015, a certificação OHSAS 18001 (gestão de saúde e segurança no trabalho - matriz). Em 2017, a acreditação ISO/IEC 17025 para o laboratório de calibração de Lauro de Freitas-BA e, por último, em 2019, a certificação ISO 45001 (gestão de segurança e saúde ocupacional - matriz).

A empresa que atende à legislação e aos requisitos normativos; que monitora e controla a satisfação dos seus clientes; que possui uma gestão voltada para a redução e economia de recursos materiais e naturais; que se preocupa com a ética, a sustentabilidade e o meio ambiente; que se preocupa em eliminar os riscos e identificar oportunidades; que está conectada com as partes interessadas; que promove ações para manter a integridade de seus colaboradores gera benefícios enormes. Tais como:

  • melhora sua imagem junto ao mercado e às partes interessadas;
  • melhora o desempenho organizacional e aumenta a competitividade;
  • melhora o clima organizacional e aumenta a produtividade;
  • reduz custos operacionais e administrativos;
  • mantém clientes antigos e capta novos clientes;
  • documenta e preserva o conhecimento da empresa.

Podemos dizer, com bastante propriedade, que a Toledo do Brasil possui um sistema de gestão totalmente implantado, integrado e certificado.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?