Você sabe como funciona uma célula de carga?

Publicado em 11 de Maio de 2017

Uma balança possui, em sua construção mecânica, um conjunto de peças fundamentais para funcionar de maneira adequada e contínua. Um dos itens desse conjunto de componentes é o transdutor eletromecânico, também conhecido como célula de carga.

 

O dispositivo é responsável por medir uma deformação ou flexão de um determinado corpo e transformá-lo em uma saída de tensão ou de corrente, dependendo de seu módulo indicador. No caso, a deformação do corpo será proporcional ao peso aplicado a ele, ou seja: quanto menor a alteração, menor o peso.

As células de carga podem ser feitas de aço inox, carbono ou alumínio e incluem, em seus corpos, sensores estrategicamente instalados que monitoram e transformam a deformação em um sinal elétrico. Dessa forma, uma eletrônica adequada a leitura de células de carga poderá interpretar as variações dos sinais elétricos, transformando em valores de peso, com precisões na ordem de 0,01% da capacidade máxima da balança.

São ainda capazes de trabalhar com precisão em variações de temperatura e umidade. Além de serem extremamente versáteis, possuindo capacidades de carga máxima que vão de gramas a toneladas.

Entenda melhor na imagem abaixo:

 

Como funciona uma célula de carga

 

Veja esse teste que fizemos com a Célula de Carga Prix: Célula de Carga Prix: É resistente mesmo?

 

 

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?