Balança de Cozinha: Conheça os Tipos de Balanças para Cozinhas Industriais

Publicado em 14 de Fevereiro de 2023

Também conhecida como balança de precisão, a balança de cozinha é um equipamento de medição que, tanto nas suas versões analógicas como digitais, é pequeno, leve e tem o objetivo de medir o peso de ingredientes ou porções em pequenas quantidades.

Leia este artigo para conferir:

● quais são as principais aplicações da balança de cozinha;
● quais são as características desse tipo de equipamento;
● quais são os tipos de balança de cozinha;
● o que procurar em uma balança de cozinha digital.

Boa leitura!

Balança de cozinha: quais são as suas aplicações

Dentro da gastronomia, a confeitaria é um ramo famoso por sua necessidade de precisão. Poucos gramas de um ingrediente podem fazer toda a diferença no resultado final e impedir o sucesso de uma receita e, por isso, a balança de cozinha é uma grande aliada.

Na verdade, o equipamento é amplamente utilizado por quem aplica a cozinha técnica, que é a modalidade de culinária que leva em consideração as medidas exatas dos ingredientes. Além disso, esse tipo de balança serve para pessoas que estão em dieta e querem calcular precisamente suas porções de comida e, até mesmo, para casos médicos que demandam uma quantidade específica de determinado ingrediente.

Balança de cozinha: características

Em geral, a balança de cozinha é pequena e leve, de forma que possa ser apoiada em diferentes locais, especialmente bancadas e mesas. O ideal, também, é que ela seja fácil de limpar, pois está sujeita a se sujar na rotina da cozinha devido ao contato próximo com os ingredientes.

Ao comparar diferentes modelos, é importante se atentar à quantidade máxima de peso suportada. Esse limite não pode ser ultrapassado, para permitir a durabilidade e o bom funcionamento do equipamento.

Tipos de balança de cozinha

As balanças de cozinha são divididas em dois principais tipos: analógicas e digitais, sendo que os aparelhos que pertencem a essa segunda categoria são os mais utilizados atualmente.

Os equipamentos analógicos, que não precisam de pilhas ou baterias, revelam o peso por meio de um ponteiro. Já os digitais contam com um visor, geralmente em LCD, no qual aparece exatamente o valor do peso — essa versão de balanças demanda pilhas ou baterias para seu funcionamento.

As balanças de cozinha digitais são bem mais práticas de usar, pois as analógicas precisam estar sempre muito bem calibradas e posicionadas em uma superfície perfeitamente plana para entregar o resultado correto.

Existem, ainda, os modelos de balança portáteis, que são bem pequenos e podem ser levados na bolsa. Esse tipo de equipamento costuma ter capacidade de medir até 500g e, em geral, é utilizado por quem precisa seguir dietas rigorosas e, portanto, tem que calcular a quantidade de alimento que consomem enquanto estão fora de casa.

O que procurar em uma balança de cozinha digital

Como já falamos acima, a opção digital é a mais prática e confiável para uma balança de cozinha — mas isso não quer dizer que todos os modelos sejam iguais! Por isso, é importante entender exatamente qual é a sua necessidade para saber o que é preciso buscar ao comprar esse produto.

Alguns modelos, por exemplo, oferecem a possibilidade de variação da unidade de medida de quilos para libras, o que facilita muito a vida de cozinheiros que costumam seguir receitas de livros internacionais.

É possível, ainda, encontrar aparelhos que mostram o nível de bateria (para que você não seja pego de surpresa com um desligamento), aparelhos com luz interna que facilita a sua utilização em ambientes escuros e, até mesmo, alguns que desligam automaticamente após passar alguns minutos sem uso, o que evita o desperdício de carga.

Grande parte das balanças de cozinha possui apenas uma bandeja para pesagem, mas é possível encontrar, também, modelos que já vem com tigelas ou formato de recipiente coletor, o que facilita a pesagem de ingredientes líquidos ou em pó.

Na hora de comparar os modelos disponíveis, portanto, leve em consideração:

● as suas necessidades principais;
● o limite máximo de peso de cada modelo;
● a praticidade na utilização e na limpeza;
● se ele é a pilhas ou baterias;
● se a marca é confiável;
● o custo-benefício.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre o que levar em conta na hora de comprar balança digital e acerte ao fazer esse investimento.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?