Como é Feita a Pesagem de Navios?

Publicado em 22 de Novembro de 2022

Segundo matéria da BBC, o transporte marítimo é responsável por 90% do comércio internacional. Isso significa que praticamente tudo o que vem e vai para fora do país é feito por meio dos navios. Sendo assim, precisão e confiabilidade é de extrema importância para os terminais portuários no momento de importar e exportar os mais diversos produtos.

Para isso, contar com equipamentos que tornam os processos de transporte dentro dos portos mais confiáveis e eficientes, como as balanças de fluxo, por exemplo, pode fazer com que a operação de embarque seja melhorado, garantindo maior precisão e segurança para todos os envolvidos (terminais portuários, capitão do navio e país exportador/importador).

No artigo, veja:

● Como é feito o carregamento de navios nos portos;
● Como funciona a balança de fluxo;
● Quais são as vantagens da balança de fluxo.

Como é feito o carregamento de navios nos portos?

Como se sabe, mercadorias de todos os tipos vêm e vão através dos portos, e esse processo de transporte se inicia após a etapa da atracação de um navio, que é quando ele está seguro para receber tudo o que será levado ao destino final como containers, grãos, farelos, açúcar, fertilizantes etc.

No caso de containers, é necessário utilizar Guindastes de Pórticos (figura 1) para remover os containers dos navios e RTG (rubber tyre gantry crane) para movimentar o mesmo dentro do terminal portuário (figura 2). Estes equipamentos de grandes dimensões são responsáveis por retirar os containers dos navios e colocar nos caminhões, que posteriormente irão transportá-los aos destinos. Esse equipamento deve suportar até 75 toneladas.

guindaste_porto rtg
Fig.1 ----------------------------------------------------------Fig.2--------------------------------------------------------

No caso de produtos a Granel como grãos, farelos, açúcar e fertilizantes, o método de carregamento é realizado de forma diferente, com o uso de diversos equipamentos mecânicos que movimentam os produtos desde os armazéns e silos do terminal portuário até os porões dos navios, que incluem transportadores de correia, elevadores de canecas, redlers, shiploaders (equipamentos que contam com lanças para direcionamento do produto dentro dos porões) entre outros.

Como Funciona uma Balança de Fluxo

Como você viu, as balanças de fluxo servem para pesar produtos antes que sejam carregados nos navios de maneira dinâmica. e estes equipamentos também são denominados como balança de pesagem descontínua, pois realiza vários ciclos de pesagem estáticas, conhecidos como Bateladas ou Caçambadas.

carregamento_navios carregamento_2

Estes arranjos mecânicos são utilizados há muito tempo em terminais portuários, e antigamente contavam apenas com o método estatístico chamado “Draft” ou Arqueação na medição do volume carregado no interior dos porões dos navios com o uso destes equipamentos.

O Processo de draft ou arqueação baseia-se na medição do navio através da alteração de indicação das marcações localizadas no casco da embarcação, avaliando o quanto o navio se deslocou entre o início e o fim do processo de carregamento, no confrontado das as duas informações, resultando desta forma no valor que foi carregado na embarcação.

Esses cálculos manuseiam algumas variáveis definidas por órgãos internacionais que definem itens como: o peso da água (densidade), ph, salinidade, alteração de lastro do navio na inicial e final do draft, e os dados de consumo itens internos do navio, como óleo combustível, agua potável, mantenimentos e pessoal.

Como é possível avaliar previamente, são diversos fatores que implicam no cálculo do Draft, entre eles o erro de Paralaxe ou mudança do comportamento físico-químico da água, pontos que afetam diretamente o resultado obtido nas medições durante o carregamento.

Por esse motivo, atualmente é utilizado a balança de fluxo é utilizada para medir massa de maneira dinâmica com pesagens estáticas antes de enviar o produto para o navio, uma vez o produto é pesado corretamente com acuracidade, garantido que no final do embarque não está faltando ou sobrando falte ou sobre produto dentro do navio de acordo com a programação, garantindo segurança operacional e confiabilidade.

Dentre os mais diversos produtos que podem ser manuseados pela Balança de Fluxo no que tange operações portuárias, estão:

● soja;
● grãos em geral;
● milho;
● açúcar;
● trigo;
● castanhas;
● álcool;
● mel;
● óleo e diversos outros.

Ainda, é preciso dizer que todo esse processo de carregamento nos navios deve ser feito da maneira mais ágil possível para diminuir ao máximo o tempo de atracamento, a fim de garantir o cumprimento de contratos referentes a tempos de embarque e evitem multas provenientes do demurrage, aplicadas quando o tempo previamente acordado para o embarque é excedido. Ou seja, qualquer etapa que seja possível, deve e pode ser automatizada para garantir a diminuição de erros no processo e maior rapidez.

A fim de tornar o trabalho ainda melhor, bem como garantir segurança e agilidade no carregamento e descarregamento de grãos em navios, a balança de fluxo se mostra uma alternativa altamente eficaz.

Como funciona a balança de fluxo?

Como você viu, as balanças de fluxo servem para pesar os produtos antes que sejam carregados nos navios de maneira dinâmica, e estes equipamentos também são denominados como balança de pesagem descontinua, pois realiza vários ciclos de pesagem estáticas, conhecidos como Bateladas ou Caçambadas.

O produto a ser pesado deverá ser transportado através de correia transportadora, elevador de canecas, rosca ou qualquer outra forma de carregamento. Passa pela caçamba superior, é pesado na caçamba de pesagem e descarregado na caçamba inferior de onde será extraído por uma correia transportadora, elevador de canecas, rosca ou qualquer outro meio de extração adequado.

Quais são os vantagens benefícios da balança de fluxo?

As empresas envolvidas nos processos de cargas carregamento ou elevação de cargas são as maiores beneficiadas ao contar com esse tipo de equipamento, sendo que entre os principais benefícios de sua utilização estão:

Precisão de Pesagem

Quando o assunto é medição, quanto mais preciso melhor, mas falando especificamente da Balança de Fluxo, quanto mais preciso forem as pesagens em cada batelada, melhor será o resultado final do carregamento do navio, pois tanto o cliente quanto o terminal portuário estarão seguros, uma vez que quem comprou está recebendo o que foi acordado e quem vendeu está enviando a quantidade correta, evitando também a “quebra” de estoque do terminal portuário. O Tolflux é amplamente considerado como a caixa registradora do terminal por conta desta característica de garantir que o volume negociado seja efetivamente carregado, evitando desvios que lesem qualquer uma das partes envolvidas.

Altas Capacidades de Fluxo e Controle de Plano de Carga

Considerando que as capacidades de embarque mais típicas encontradas nos terminais portuários brasileiros partem de 750t/h e alcançam até 3.000t/h, o que seria equivalente a cerca de 67 caminhões com ~45t de produto cada por hora, é de suma importância o controle deste fluxo de embarque, uma vez que o embarque no navio deve ser feito de maneira gradativa em cada porão, distribuindo a carga em cada um destes reservatórios a fim de evitar o colapso do casco da embarcação, provendo segurança para o processo.

Proteção contra Explosão

Conforme indicado pelo “triângulo do fogo”, para que possa ocorrer uma eventual explosão, é necessário que haja a existência conjunta de uma substância inflamável, oxigênio e uma fonte e ignição.

O manuseio de produtos a granel gera poeiras em suspensão durante a operação, seja no transporte via transportadores de correia, elevadores de canecas ou na pesagem na balança de fluxo, e estas poeiras em suspensão são enquadradas como substâncias inflamáveis, e requerem que os equipamentos envolvidos no processo contem com as devidas proteções para evitar as fontes de ignição.

Por este motivo a balança de fluxo conta diversos sistemas de proteção contra explosão, tanto para evitar que os componentes elétricos possam gerar uma faísca como fonte de ignição, quanto conter sistemas mecânicos como painéis de alivio de explosão para dissipar os efeitos de uma evitar que uma eventual explosão causada por algum equipamento que antecede a balança de fluxo e que possa se propagar para os equipamentos de sucede o mesmo.

Comunicação Real Time com a Receita Federal

Tudo que é importado ou exportado pelo Brasil é gerenciado e administrado pela Receita Federal.

Nesse aspecto, a balança de fluxo possui protocolo de comunicação criptografado especial para comunicação em tempo real com a Receita Federal, ou seja, enquanto o produto é pesado e carregado pelo terminal portuário, toda as informações de peso são disponibilizadas a Receita Federal para que sejam controlado acompanhadas exportação de divisas.

Se você ficou interessado, entendeu que o sistema de pesagem em fluxo de graneis se adequada ao seu processo e pretende gostaria de conhecer melhor a balança de fluxo da Toledo do Brasil, veja como funciona a Tolflux, ideal para pesagem contínua de cargas, e otimize ainda mais o trabalho de pesagem no seu negócio!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?