Como fazer a análise de umidade de um alimento?

Publicado em 14 de Outubro de 2022

A ciência que estuda os alimentos é chamada de bromatologia, e é responsável por investigar, entre outras coisas, a ação de uma comida no organismo, seu valor nutricional e composição.

Quando falamos de composição, uma das informações importantes de se obter está relacionada à quantidade de água presente no alimento. A análise de umidade é um processo essencial porque tanto o excesso quanto a falta dela podem interferir negativamente na velocidade de deterioração de um produto alimentício.

Leia esse artigo para entender a importância da análise de umidade, como realizá-la por meio da gravimetria, quais são os métodos e pontos de atenção.

A importância da análise de umidade de um alimento

A indústria é responsável pela qualidade dos produtos que vende, e é importante frisar que, até chegar à mão dos consumidores, eles passam por alguns processos de embalagem e transporte.

O teor de umidade interfere diretamente nessa qualidade e, tanto em excesso como em falta, pode diminuir a vida útil do alimento e acelerar seu processo de deterioração, as análises são essenciais para garantir o equilíbrio.

● Leia também: Como o analisador de umidade auxilia no controle de qualidade das indústrias

O que é gravimetria

A gravimetria ou análise gravimétrica é um método utilizado para medir isoladamente um dos elementos de uma composição, que é separado dos outros para ser pesado. O resultado é obtido por meio da pesagem da amostra, seu aquecimento para que ocorra a evaporação da umidade, e, então, uma nova pesagem para entender qual foi a diferença.

É justamente esse número que simboliza o teor de umidade do alimento.

Como fazer a análise de umidade de um alimento pela gravimetria

A análise de umidade de um produto alimentício pode ser realizada tanto em um laboratório, quanto em uma fábrica, e o resultado é seguro desde que seja usado um aparelho analisador de alta precisão.

O aquecimento da amostra pode acontecer por meio de diferentes métodos:

Estufa

Esse é o método mais comum para análise de umidade em alimentos. Nele, o aquecimento da amostra é realizado em uma estufa, a pelo menos 100 graus, e pode levar de 3h a 24h para garantir a evaporação da água e a repesagem.

Forno de microondas

Embora seja mais rápido e simples, o aquecimento da amostra no microondas ainda não é um padrão. Nesse caso, a água evapora mais rápido porque o calor é distribuído de forma uniforme por toda a amostra.

Os fornos próprios para a realização da análise de umidade já contam com balança, escala e computador para o cálculo do teor.

Radiação infravermelha

Muito efetivo, esse método desidrata o alimento por meio da radiação infravermelha emitida por uma lâmpada. A velocidade fica no meio do caminho entre a da análise na estufa e a no forno de microondas.

Os equipamentos para análise com infravermelho também já possuem a balança que calcula a diferença de peso e entrega o resultado do teor de umidade.

Dessecador

No final da lista está o método de análise de umidade por dessecador, que é utilizado muito raramente por conta de sua lentidão. Nesse caso, os responsáveis por retirar a água da amostra são compostos químicos.

Pontos de atenção para uma análise de alimentos eficiente

Os valores de teor de umidade em uma amostra são obtidos por meio de mínimas alterações de peso. Por ser extremamente precisa, essa medição depende de inúmeros fatores para entregar o resultado exato.

Para além da temperatura adequada de secagem, é necessário levar em consideração:

● a umidade relativa do compartimento de secagem;
● se a câmara de secagem é simples ou a vácuo;
● o tamanho da amostra;
● o posicionamento da amostra no compartimento;

Conheça os analisadores de umidade da Toledo do Brasil

Como você entendeu ao longo do artigo, o teor de umidade de uma mostra é um valor extremamente preciso. Para que o resultado seja seguro, portanto, é preciso adquirir seus equipamentos com uma marca comprometida com a excelência.

A Toledo do Brasil é a empresa líder na área de pesagem do país e tem o objetivo de entregar eficiência e resultado aos seus clientes. Os nossos analisadores de umidade da série MAR são a melhor opção para o seu negócio, pois entregam agilidade aliada à extrema precisão no teor de umidade das amostras.

Para conhecer mais sobre as especificações dos analisadores, acesse a página da série MAR em nosso site e garanta uma pesagem eficiente e precisa.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?