Como o Analisador de Umidade Auxilia No Controle De Qualidade Das Indústrias

Publicado em 26 de Julho de 2022

O analisador de umidade é um aparelho bastante comum para medir o controle de qualidade nas indústrias. O equipamento é utilizado para saber a quantidade exata de umidade existente em diversos produtos e matérias-primas.
O analisador de umidade foi desenvolvido para substituir os métodos tradicionais de determinação de umidade em laboratório que, além de serem demorados, são feitos manualmente, ou seja, necessitam de um operador praticamente durante todo o processo. Já no analisador o processo é automatizado e pode reduzir o tempo de um teste de horas a apenas alguns minutos, otimizando tempo e trabalho dos colaboradores, ou seja, aumentando sua produtividade.

No artigo, veja mais sobre:

● o que é o analisador de umidade?
● como funcionam esses equipamentos?
● como o produto auxilia no controle de qualidade das indústrias?

captura_de_tela_2022_07_26_120214

O que é um analisador de umidade?

O analisador de umidade é basicamente uma balança de precisão acoplada a um elemento aquecedor. Ele é utilizado em diferentes indústrias, sendo que sua principal função é medir a umidade de uma amostra para que se possa fazer o controle dela. Um dos ramos em que ele tem muita aplicação é na indústria alimentícia.

É importante compreender que o excesso de umidade nos alimentos pode levar ao envelhecimento ou ao crescimento bacteriano. Além disso, existem muitos alimentos que são vendidos por peso, sendo assim, é importante certificar-se de que os clientes não estão pagando a mais pelo peso da água, por exemplo.

Em contrapartida, pouca ou nenhuma umidade pode deixar o alimento seco alterando suas características. Por isso, a umidade é um fator importante, que afeta a consistência, sabor, aparência e muito mais.

Os analisadores de umidade também são frequentemente utilizados no controle de qualidade e em outros laboratórios. Essa análise é usada em muitos campos para determinar o teor de água em petróleo bruto, combustível, lodo de esgoto e outros produtos químicos, sólidos e líquidos.

Como funcionam esses equipamentos?

O analisador de umidade pesa uma amostra e o resultado é registrado em sua memória interna, posteriormente, o equipamento a aquece para secá-la e pesá-la novamente quando estiver seca. O número após a secagem é subtraído do anterior, de modo que a perda de umidade é determinada usando a perda de massa.

O equipamento pode obter os dados com bastante rapidez e exatidão e, por isso, é muito utilizado no meio industrial.

Além disso, a maioria dos analisadores de umidade possui uma interface que permite enviar os resultados a uma impressora e/ou computador o que garante uma rastreabilidade nas análises. Eles têm a capacidade de salvar os testes em sua memória para repetir parâmetros frequentes sem precisar configurá-los repetidamente para ajudar na eliminação do tempo de inatividade.

Outro fator importante para entender o funcionamento do analisador de umidade é que o sistema de geração de calor pode variar de um para o outro. Alguns equipamentos usam o aquecedor halógeno e outros aquecedores utilizam o infravermelho.

Os analisadores de umidade halógenos são mais modernos, mais rápidos, eficientes e responsivos. Esses são os tipos ideais, pois atendem praticamente todo tipo de amostra, secando-as de forma mais rápida e uniforme.

Como o produto auxilia no controle de qualidade das indústrias?

Embora a água seja um ingrediente essencial em muitos produtos alimentícios, ela pode representar problemas de segurança e qualidade. Por isso, os laboratórios de teste de alimentos dependem muito da análise de umidade durante a fase inicial de pesquisa e desenvolvimento do produto e, posteriormente, nos laboratórios de teste de qualidade.

Manter os níveis de umidade em alimentos dentro das especificações é fundamental para garantir produtos seguros, inclusive ao determinar a vida útil e as datas de validade, que ajudam a garantir o frescor, o sabor e a estabilidade deles. É aí que entra a importância do analisador de umidade.

Ou seja, o controle de qualidade não só é necessário como é uma das etapas mais importantes da produção industrial, pois é isso que irá interferir na vida útil e qualidade dos alimentos e até produtos farmacêuticos.

Escolha a opção ideal para o seu negócio

Agora que você já compreendeu como funcionam os analisadores de umidade e a sua importância nas indústrias, é necessário escolher uma marca comprometida para adquirir o seu. Além das especificidades técnicas, que devem atender o que a sua empresa busca, é ideal que o aparelho seja tecnológico para proporcionar rapidez e precisão na análise de umidade das amostras.

Por isso, a Série MAR da Toledo do Brasil está preparada para atender às reais necessidades e demandas do mercado, garantindo os requisitos e exigências da indústria em diversas aplicações!

Conheça mais sobre o produto Série MAR Analisadores de Umidade da Toledo do Brasil e se surpreenda com as características desse equipamento que pode transformar o seu negócio!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?