Qual a Importância da Determinação da Umidade em um Alimento?

Publicado em 14 de Setembro de 2021

Qual a Importância da Determinação da Umidade Em Um Alimento?

Você sabe qual a importância da determinação da umidade em um alimento? Também chamada de teor de água, a umidade em um produto alimentar é medida pelo valor da água total que o alimento contém.

Por isso é necessário medir essa quantidade de água e entender se a umidade no alimento não interfere na estabilidade dele, afinal cada produto tem características diferentes. E se essa medição não for feita? É o que você vai entender melhor neste artigo: a importância dessa medição e como fazê-la com a ajuda da Toledo do Brasil.

Como a umidade em um alimento interfere na qualidade dele?

A umidade está presente em quase todos os alimentos e seu valor pode afetar as propriedades dele. Ao falarmos em produção, a água contribui para melhorar a qualidade do produto (mas o excesso ou a falta dela pode ser prejudicial), por isso sua medição é a mais utilizada na análise do processo.

Ou seja, a umidade de um alimento está diretamente ligada a sua estabilidade, qualidade e afeta, de fato, as características do produto. Donos de estabelecimentos precisam ter o equipamento necessário para certificar que seus clientes levarão o alimento padronizado e conservado, na sua melhor “forma”.

Além disso, é preciso saber as melhores maneiras de estocar esses produtos alimentícios, de acordo com seu valor de água. A seguir, você entenderá melhor qual a importância da determinação da umidade em um alimento.

Qual a importância da determinação da umidade em um alimento?

Você que deseja saber qual a importância da determinação da umidade em um alimento precisa ter em mente que aqueles que são estocados com alta umidade têm grandes chances de se deteriorar mais rapidamente do que os com baixa umidade. Essa deterioração pode acontecer até em alimentos embalados.

Como exemplo, pode-se citar a umidade do trigo, ingrediente importante na fabricação de pães e massas. Ao determinar seu teor de água, pode ser escolhido o melhor método para essa fabricação, de acordo também com o equipamento e tecnologia disponíveis.

Ou seja, podemos dizer que, essencialmente, a umidade do alimento está relacionado:

  • estocagem;
  • embalagem;
  • processamento.

A umidade em um alimento pode ser determinada por métodos diferentes. Um exemplo é o uso do analisador de umidade da Toledo do Brasil.

Analisadores de umidade de alta resolução da Toledo do Brasil

Agora que você já sabe qual a importância da determinação da umidade em um alimento, é importante entender que essa análise pode ser feita de uma forma muito segura e simples com os analisadores de umidade de alta resolução da Toledo do Brasil.

Esses equipamentos determinam o valor de água em amostras de diferentes materiais, redefinindo os padrões para analisadores de umidade por meio de quatro produtos.

Cada um deles possui diferentes resoluções e capacidades e foram desenvolvidos com base em diversas aplicações da indústria e requisitos dos mais exigentes clientes, objetivando sempre atender as reais demandas do mercado.

Quais são os benefícios dos analisadores de umidade da Toledo do Brasil

  • proporcionam rapidez e precisão na análise do teor de umidade de amostras;
  • foram equipados com menu em português e uma tela LCD que fornece uma linha de texto extra para informações suplementares como nome do produto, nome do operador, peso líquido etc. Seu display possui ícones que guiam o usuário na operação do equipamento deixando-o intuitivo e fácil de operar;
  • possuem algoritmo interno que controla os elementos aquecedores mantendo a temperatura estável durante todo o processo. Isso garante uma secagem uniforme;
  • proporcionam medições rápidas e precisas com vários perfis de secagem. Com isso eles podem se ajustar a praticamente todo tipo de amostra, permitindo a visualização do processo de secagem e garantindo ao usuário o controle total da análise.

Informações técnicas sobre os analisadores de umidade Toledo do Brasil

Agora que você já pôde ver a importância da determinação da umidade em um alimento, é interessante entender melhor as características técnicas dos equipamentos da Toledo do Brasil.

Além da tela LCD, que fornece informações como nome do produto, nome do operador, etc., o banco de dados da tecnologia também merece destaque.

O sistema de informação dos analisadores de umidade Prix baseia-se em bancos de dados que, após coletados, são registrados em seis 6 bancos:

  • banco de usuários (até 100 usuários);
  • banco de produtos (até 1.000 produtos);
  • banco de pesos (até 1.000 pesagens);
  • banco de taras (até 100 taras);
  • banco de programas (até 100 programas de secagem);
  • banco de relatórios de processo de secagem (até 1.000 relatórios).

A possibilidade de guardar na memória esse grande volume de dados otimiza verdadeiramente os processos do seu estabelecimento, já que o operador não precisará registrar cada um por vez.

Viu só qual é a importância da determinação da umidade em um alimento? Leve o melhor equipamento para seu estabelecimento! Converse com a equipe da Toledo do Brasil e escolha a melhor opção.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?