Conheça as Vantagens de Utilizar as Balanças Ferroviárias

Publicado em 13 de Dezembro de 2022

A malha ferroviária tem grande importância no Brasil quando se trata do deslocamento de cargas diversas pelo país: são milhões de toneladas de mercadorias e minérios transportados sobre os trilhos. Para que esse peso seja mensurado, as balanças ferroviárias têm papel fundamental.

Leia este artigo para entender:

● o que são balanças ferroviárias;
● como funcionam as balanças ferroviárias;
● quais são as vantagens de utilizá-las.

Como funcionam as balanças ferroviárias

As balanças ferroviárias são equipamentos de pesagem desenvolvidos especialmente para medir o peso dos materiais transportados pelos vagões de um trem e, consequentemente, o peso dos vagões para viabilizar segurança operacional e maior produtividade. Como falamos na introdução do artigo, são milhões de toneladas transportadas e, por isso, o instrumento precisa ser capaz de suportar esse peso de forma confiável para garantir a segurança do processo e da via permanente.

● Leia também: Pesagem dinâmica – Como mensurar as cargas de vagões em movimento?

Esses equipamentos se dividem em duas categorias que funcionam de maneiras diferentes. Entenda cada uma delas!

Balança ferroviária estática

Como o próprio nome sugere, a balança estática é um equipamento utilizado para pesar os trens enquanto eles estão parados. O cálculo do peso da carga se dá por meio do seguinte cálculo:

peso do trem abastecido - peso do trem vazio, estabelecimento anteriormente

Embora sejam considerados equipamentos de extrema precisão (desde que o modelo escolhido tenha sua homologação pelo INMETRO), uma desvantagem está relacionada ao tempo, quando aplicada em processos com composições maiores que 10 vagões.

A balança estática é capaz de medir o peso de um vagão por vez, o que significa que o trem precisa realizar diversas paradas durante o processo, o que demanda maior tempo para que o valor de toda a carga seja calculado — e quando mal aplicadas e dimensionadas, podem significar perda de produtividade.

Uma vantagem do projeto da Toledo do Brasil é que não existe espaço confinado, o que reduz o custo operacional de manutenção para os clientes.

Balança ferroviária dinâmica

Mais modernas, as balanças dinâmicas são equipamentos semelhantes aos próprios trilhos do trem, instalados em substituição a uma sessão de trilhos — ou seja, participam naturalmente da continuidade da malha — e, são capazes de medir o peso dos vagões em movimento.

Isso se dá devido à presença de células de carga instrumentadas no próprio trilho de forma robusta para aguentar as mais diversas operações de uma ferrovia, e conseguem mensurar não apenas o peso do vagão como um todo, mas também de cada eixo individualmente ou até mesmo das rodas. Essas informações são transmitidas de maneira informatizada para uma sala de controle e o cliente consegue visualizar os dados de pesagem de forma instantânea.

Sua vantagem mais expressiva é a velocidade da pesagem: além do trem não precisar ficar parado, são centenas de vagões pesados por hora, o que significa um ganho significativo na eficiência e na lucratividade das operações.

Além disso, testes de campo já comprovaram que, a pesagem dinâmica apresenta o mesmo teor de precisão da estática quando pesado com vagões engatados.

Outra vantagem é que além do peso líquido de material a balança é capaz de ajudar na segurança do carregamento de vagões, além de fornecer dados para o balanceamento correto do vagão, possibilitando maior confiabilidade e segurança no transporte de cargas.

Mais uma vantagem é que a instalação é muito mais prática, já que é instalada como parte dos trilhos. Os modelos estáticos, por sua vez, demandam uma obra civil para implementação.

Quais são as vantagens de utilizar as balanças ferroviárias

A medição do peso da carga é essencial para controlar a qualidade do transporte, e a pesagem dinâmica permite essa mensuração de maneira rápida e precisa tanto em momentos como carregamentos e descarregamentos como em processos de recebimento ou expedição de vagões.

Além disso, essa medição é fundamental tanto para assegurar a eficiência logística como para garantir a segurança do transporte ferroviário, evitando o transporte de cargas acima do permitido que pode provocar degradação do material rodante até graves acidentes.

Conheça a Prix Trainweigh, a solução da Toledo do Brasil em balanças ferroviárias

Balanças são equipamentos de precisão, e para entregarem os resultados corretos, precisam ser confiáveis. Por isso, o ideal é contar com uma marca de tradição e excelência como a Toledo do Brasil.

A Prix Trainweigh é a solução da marca para pesagem dinâmica de veículos ferroviários. Sua capacidade é de até 700 vagões por hora, em velocidade máxima de 10 km/h, com precisão de 0,5% ou até mesmo velocidades de até 150 km/h dependendo da necessidade de precisão do processo do cliente.

Seu software de controle permite o acompanhamento em tempo real das pesagens, com gravação de dados para emissão de relatórios, além da integração total com o sistema do cliente. Sua instalação facilitada é somada à possibilidade de realocação, caso necessário, já que ela também é inteiramente removível.

Esse modelo de balança para pesagem dinâmica pode ser utilizado não apenas em ferrovias, mas também nas indústrias:

● de mineração;
● alimentícias (grãos);
● petroquímicas;
● siderúrgicas.

Para obter mais informações sobre essa solução, acesse a página da Prix Trainweigh no site da Toledo do Brasil.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?