Pesagem dinâmica – Como mensurar as cargas de vagões em movimento?

Publicado em 26 de Outubro de 2022

A malha ferroviária brasileira percorre aproximadamente 31 mil quilômetros do território nacional, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Sua ampla distribuição fez com que, em determinado período da história do país, as ferrovias fossem responsáveis pela maior parte do transporte de cargas e mercadorias.

No entanto, conhecer o peso do trem e de sua carga é essencial para permitir a circulação dos vagões na malha ferroviária de forma eficiente e resguardada. Afinal, atender às normas de segurança reduz a incidência de acidentes durante o escoamento da carga nacional por meio dos trilhos.

Para saber como a pesagem dinâmica ajuda a mensurar as cargas de vagões em movimento, continue lendo este artigo!

O que é pesagem dinâmica?

O termo “pesagem dinâmica”, no caso de ferrovias, diz respeito à pesagem realizada enquanto o trem está em movimento. Isso quer dizer que o processo não requer a parada do veículo ou operadores para sua realização.

Da mesma forma, a NR-33, a Norma Regulamentadora sobre Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, não se aplica a este tipo de pesagem.

Isso acontece porque ela se refere a medidas de segurança para proteção de operários durante a realização de atividades como consertos, manutenções e reparos em ambientes destinados à ocupação humana contínua.

Por que é importante fazer a pesagem dinâmica?

A pesagem dinâmica é uma importante medida de segurança para o deslocamento de trens de carga, pois evita que os vagões façam viagens com sobrepeso e, com isso, sobrecarreguem os trilhos. Desta forma, é possível aumentar a vida útil da malha ferroviária e dos equipamentos, como as rodas dos trens.

Investir na pesagem dinâmica, no entanto, não reduz a necessidade de realizar calibrações e manutenções preventivas a fim de manter a saúde de todos os maquinários e ferramentas envolvidos.

Quais equipamentos são necessários para realização da pesagem dinâmica?

Como o nome indica, a balança ferroviária dinâmica é um equipamento essencial para realização deste tipo de pesagem. Para seu funcionamento, é necessário que os vagões mantenham uma velocidade pré-determinada, necessária à sua pesagem.

Sendo assim, o peso é calculado por eixo utilizando sensores específicos, que podem ser o próprio trilho, dormentes ou BFDs portáteis, que preveem a fixação dos sensores aos trilhos e podem ser retirados para pesagem em outro ponto da malha ferroviária.

Também é necessário o uso de softwares desenvolvidos especialmente para a pesagem dinâmica, sem que haja necessidade de desmonte dos vagões.

Quais são as vantagens da pesagem dinâmica?

Ao optar por uma balança ferroviária dinâmica, você pode aproveitar diversos benefícios:

● baixo custo de instalação;
● baixo custo com mão de obra operacional;
● maior agilidade de escoamento de carga;
● três formas de instalação;
● facilidade de instalação;
● baixo custo de manutenção;
● maior chances de identificar riscos de acidente;
● possibilidade de instalação em locais onde não é possível utilizar uma balança convencional com fosso;
● retorno do investimento em pouco tempo após sua aquisição;
● fácil remoção para uso em outro local;
● maior ganho operacional;
● não depender do tamanho dos vagões;
● detecção de casos de desbalanceamento de vagões;
● possibilidade de operar nos dois sentidos de movimento;
● pesagem de rodas, eixos, trucks, vagão e composição;
● detecção automática de manobras;
● economia de tempo, um recurso cada vez mais valioso;
● economia de recursos humanos, quando comparada a outros modelos de pesagem;
● agilidade operacional por não precisar desengatar os vagões.

Quais informações são coletadas pelos softwares das balanças de pesagem dinâmica?

Os softwares para controle de pesagem são verdadeiros aliados da pesagem dinâmica, uma vez que são capazes de coletar e calcular informações como:

● pesagem de cada vagão de forma individual;
● pesagem do trem de forma individual;
● cálculo do peso por eixo;
● pesagem por truque;
● cálculo do peso por distribuição de cargas por quadrante.

Quem pode se beneficiar da pesagem dinâmica?

Entre os campos de aplicação deste tipo de pesagem estão setores como:

● mineração;
● produtores de grãos;
● produtores de alimentos;
● petroquímicas;
● indústrias de fertilizantes;
● indústrias siderúrgicas.

Conheça a solução da Toledo do Brasil para pesagem dinâmica:

A Prix Trainweigh é uma solução para pesagem dinâmica desenvolvida pela Toledo do Brasil exclusivamente para veículos ferroviários.

Com rápida instalação, ela dispensa obra civil e seu software funciona 24 horas por dia, em concordância com a portaria CGCRE/INMETRO Nº 0.16. Por isso, ela atende a todas as necessidades e expectativas de transações comerciais de material a granel.

Com precisão de 0,5% por vagão e 0,25% de composição, a Prix Trainweigh permite que os vagões transitem a até 10km/h, permitindo a pesagem de mais de 700 unidades por hora. Além disso, também é possível contar com a gravação de dados para gerar relatórios comparativos e demonstrativos.

Conheça as soluções da Toledo do Brasil para pesagem de vagões e aproveite estes e outros benefícios, aumentando a produtividade e a segurança nas operações diárias.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?