Etiqueta eletrônica de gôndola: qual é a sua importância para a Black Friday

Publicado em 24 de Novembro de 2023

Com a aproximação da Black Friday, os lojistas veem a possibilidade de faturar alto, lançando promoções estratégicas, que possibilitam vender muitos itens em pouco tempo.
Nesse sentido, vale a pena investir em automação comercial, por meio de soluções como a etiqueta eletrônica de gôndola, que proporciona uma série de vantagens tanto para os varejistas quanto para os consumidores.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar porque convém utilizar a etiqueta eletrônica de gôndola, mesmo que a tradicional etiqueta de papel custe menos.

Para elaborar este conteúdo, contamos com o apoio de Daniel Carioni, gestor de marketing e vendas da Toledo do Brasil.

Boa leitura!

O que é etiqueta eletrônica de gôndola

De acordo com Daniel Carioni, a etiqueta eletrônica de gôndola é uma solução que surgiu da necessidade de eliminar divergências entre os preços da gôndola e do ponto de vendas (PDV), que geram insatisfação nos clientes.

Além disso, ele destaca que essa solução permite atualizar preços com grande velocidade, evitando que os varejos fiquem limitados devido à capacidade de mão de obra operacional para a troca da etiqueta de papel.

“Com a etiqueta eletrônica de gôndola, é possível atualizar até 3 mil itens diferentes por minuto. Então, no caso de uma loja que possua 12 mil itens, o lojista consegue atualizar a loja inteira em menos de 5 minutos, o que seria impossível sem o uso da etiqueta eletrônica”.

Vale ressaltar que a Toledo iniciou a comercialização da etiqueta eletrônica em 2015, por ser um produto complementar às balanças, que já faziam parte do dia a dia dos seus clientes.

Quais os benefícios dessa solução

Questionado sobre os benefícios da etiqueta eletrônica de gôndola, Daniel Carioni elencou suas vantagens.

Confira:

  • Eliminação de divergências de preços entre gôndola e PDV;

  • Agilidade na troca de preços;

  • Mais facilidade na reposição de produtos nas gôndolas;

  • Controle de estoque nas etiquetas eletrônicas, pois é possível paginar as etiquetas e ter outras informações de itens;

  • Realização de promoções-relâmpago;

  • Combate à concorrência;

  • Utilização de picking (útil na venda por e-commerce);

  • Possibilidade de cadastrar QR Code, entre outras informações;

  • Possibilidade de mandar para uma página de promoção ou de um fabricante;

  • Possibilidade de trabalhar com dois ou três preços;

  • Recuperação da confiança do cliente de que ele vai encontrar o mesmo preço na gôndola e no PDV.

Porque as etiquetas eletrônicas são mais vantajosas do que as etiquetas de papel

Mesmo tendo um custo um pouco mais alto do que o das etiquetas de papel, as etiquetas eletrônicas são mais vantajosas. É o que afirma Daniel Carioni.
“Isso ocorre, em primeiro lugar, porque não existe limitação para a troca de preços. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é que a troca de preços é efetuada de uma maneira muito mais rápida”.

Ainda conforme informações de Carioni, as etiquetas eletrônicas contribuem para a sustentabilidade do planeta, na medida em que eliminam o desperdício de papel e por contarem com uma bateria duradoura, que chega a durar cinco anos.

“E mais: a mão de obra que anteriormente era utilizada para a reposição de preços em papel pode ser direcionada para outras atividades”, acrescenta.

Qual é a utilidade da etiqueta eletrônica na Black Friday

Daniel Carioni afirma que a etiqueta eletrônica de gôndola é especialmente útil na Black Friday, que exige uma troca dinâmica e rápida de preços, pois vai ao encontro dessa necessidade.
“Nesse período, os varejistas realizam promoções, trocas agressivas de preços, combate à concorrência, e é possível fazer tudo isso com um sistema integrado com as etiquetas eletrônicas”, comenta.
Ele enfatiza que além das trocas rápidas de preço, a etiqueta eletrônica de gôndola contribui com as atividades de picking.
“Assim, uma vez que o cliente compra o produto, sai uma lista para o lojista com os produtos comprados, o operador vai coletar aqueles itens e as soluções de coletas desses produtos podem ser colocadas de forma visual nas etiquetas eletrônicas.
Ele pode colocar um item para piscar quando ele for fazer a coleta do picking, e depois que ele coletou, ele dá baixa naquele item no aplicativo”.

Confira algumas características da etiqueta eletrônica da Toledo do Brasil
Em parceria com a Pricer, a Toledo do Brasil oferece uma solução de etiqueta eletrônica de gôndola com características únicas no mercado, associadas à tecnologia, qualidade e segurança.
A etiqueta eletrônica proporciona o controle total de preços nas gôndolas, eliminando divergências entre os dados que o cliente encontra na prateleira e as informações que estão no checkout.

Entre suas características, destacam-se:

  1. Otimização de preços com garantia de integridade por meio da alta velocidade do sistema bidirecional das etiquetas eletrônicas gráficas e de segmento;

  2. Layouts dinâmicos e configuráveis conforme a categoria de preço da mercadoria;

  3. Auxilia os consumidores a encontrarem promoções e incentiva ações no tempo certo, no ponto de venda, por meio do flash luminoso;

  4. Ajuda na otimização de tempo e no trabalho dos funcionários da loja, com informações de geolocalização, flash-me, pick-to-light, estoque e inventário;

  5. Proporciona mais eficiência às operações e permite que elas sejam executadas com um menor custo. Também possibilita a integração de etiquetas gráficas e de segmento no mesmo ambiente.

Como é feita a instalação da etiqueta eletrônica de gôndola

Para instalar a etiqueta eletrônica de gôndola na loja do cliente, a Toledo do Brasil executa um estudo detalhado da sua planta. Para concluir o trabalho de instalação, são necessários dois dias, mas a loja pode estar em funcionamento.

Além disso, a Toledo do Brasil realiza um treinamento operacional presencial na loja e sua equipe de vendas oferece um ano de suporte.

Sobre a Black Friday

A Black Friday é um evento anual de compras realizado na última sexta-feira de novembro, conhecido por oferecer grandes descontos nos mais diversos produtos e serviços. Ela marca o início da temporada de compras de fim de ano e é aguardada por consumidores de todo o mundo.

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e sua origem está associada a um dos principais feriados americanos, o Dia de Ação de Graças.

No Brasil, esse evento teve início em 2010 como uma possibilidade de impulsionar as vendas em um período próximo ao Natal, uma das datas mais proveitosas para o comércio.

Vale ressaltar que por aqui, há muitas promoções em e-commerces, embora estabelecimentos físicos também participem da data com ofertas especiais.

Existem algumas teorias para a origem do termo Black Friday. Uma delas é que a expressão tenha sido inicialmente utilizada pelos policiais da Filadélfia para se referir ao extremo tráfego e agitação nas ruas após o feriado de Ação de Graças.

O termo teria sido popularizado por comerciantes locais, que passaram a utilizá-lo para descrever o dia em que suas contas, que eram registradas à mão em tinta vermelha, passavam de negativas para positivas, indicando lucro.

Conclusão

Neste artigo, você viu que:

• A Black Friday está chegando, e, com ela, a possibilidade de faturar alto com promoções estratégicas;

• Nesse contexto, convém investir em automação comercial, por meio de soluções como a etiqueta eletrônica de gôndola, que é vantajosa tanto para os varejistas quanto para os seus clientes;

• A etiqueta eletrônica de gôndola é uma solução que surgiu da necessidade de eliminar divergências entre os preços da gôndola e do ponto de vendas (PDV), que geram insatisfação nos clientes;

• Essa solução também permite atualizar preços com grande velocidade, diferentemente das etiquetas de papel;

• Com a etiqueta eletrônica de gôndola, é possível atualizar até 3 mil itens diferentes por minuto;

• A Toledo iniciou a comercialização da etiqueta eletrônica em 2015;

• Entre as vantagens da etiqueta eletrônica de gôndola, destacam-se: eliminação de divergências de preços entre gôndola e PDV e agilidade na troca de preços;

• Além disso, ela possibilita a recuperação da confiança do cliente de que ele vai encontrar o mesmo preço na gôndola e no PDV;

• A etiqueta eletrônica de gôndola é mais vantajosa que a etiqueta de papel porque não existe limitação para troca de preços;

• Outro fator importante é que a troca de preços é efetuada de uma maneira muito mais rápida;

• Além disso, as etiquetas eletrônicas contribuem para a sustentabilidade do planeta;

• A etiqueta eletrônica de gôndola é especialmente útil na Black Friday, que exige uma troca dinâmica e rápida de preços, pois vai ao encontro dessa necessidade;

• Em parceria com a Pricer, a Toledo do Brasil oferece uma solução de etiqueta eletrônica de gôndola com características únicas no mercado, associadas à tecnologia, qualidade e segurança;

• A etiqueta eletrônica de gôndola da Toledo do Brasil pode ser instalada no estabelecimento do cliente em apenas dois dias, com a loja em funcionamento;

• A Toledo do Brasil também realiza um treinamento operacional presencial na loja e sua equipe de vendas oferece um ano de suporte;

• A Black Friday é um evento anual de compras realizado na última sexta-feira de novembro, conhecido por oferecer grandes descontos nos mais diversos produtos e serviços;

• No Brasil, esse evento teve início em 2010 como uma possibilidade de impulsionar as vendas em um período próximo ao Natal, uma das datas mais importantes para o comércio.

Gostou do nosso artigo sobre etiqueta eletrônica de gôndola? Então, compartilhe com um lojista que está se preparando para a Black Friday!

Leia em nosso Blog

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?