Toledo do Brasil inova e cria o módulo YMS do Guardian

Publicado em 26 de Setembro de 2023

Há cerca de 30 anos, a Toledo do Brasil fornece o Guardian, seu sistema de gerenciamento, automação de pesagem de veículos, controle de acesso e integração de dados.

Essa solução, que já está consolidada no mercado, oferece uma série de vantagens para empresas de diferentes áreas, como armazéns, indústrias e terminais logísticos e portuários.

De acordo com Eduardo Carvalho de Andrade, engenheiro de soluções da Toledo do Brasil, um dos grandes benefícios do Guardian é inibir o desvio de mercadorias transportadas, proporcionando segurança às empresas que investem no software.

“Além disso, a aplicação do Guardian resulta na redução do tempo das pesagens. Para se ter uma noção, o tempo de pesagem das cargas da empresa Ad’oro passou de três minutos e meio para um minuto em média, desde que começou a utilizar o Guardian em suas operações”, acrescenta.

Leonardo Johnson, analista de soluções da Toledo do Brasil, destaca que, com o Guardian, as empresas conseguem aumentar sua produtividade. “É o caso do Grupo Bom Jesus, que eliminou filas e atualmente realiza a pesagem de cerca de 120 caminhões por dia. O que antes era feito manualmente e levava minutos, com o Guardian, demora apenas alguns segundos”.

Ainda segundo Leonardo, o Guardian pode ser integrado com o sistema do cliente e está disponível em diferentes edições, com recursos específicos para atender às demandas de cada negócio.

“O sistema também melhora o relacionamento com clientes e fornecedores por meio de funcionalidades como pré-cadastro de veículos, cadastro de itens, fornecedores, clientes e transportadoras, pesagem inicial e final, descontos automáticos, tickets de pesagem e relatórios detalhados”, ressalta.

Mais recentemente, a Toledo do Brasil criou o módulo YMS do Guardian, que já vem sendo implantado em alguns clientes. “Agora, nossa intenção é expandir o uso desse recurso, que representa um grande avanço em nosso sistema”, informa Eduardo.

imagem2

YMS: o que é e qual é a sua importância?

YMS é uma sigla que vem da expressão em inglês Yard Management System e se refere a um sistema de gerenciamento de pátio, desenvolvido para empresas que precisam modernizar o monitoramento do setor logístico.

Leonardo explica que o módulo de Gestão de Pátio (YMS) da Toledo está disponível em sua plataforma Cloud Prix, hospedada no ambiente Microsoft Azure, é acessado via web browser e atualizado em tempo real. “Ele fornece dashboards para otimização da gestão do processo, fornecendo KPIs relativos ao gerenciamento de acessos aos pátios”, acrescenta.

Segundo Eduardo o módulo YMS é um recurso que permite a visualização completa e em tempo real da localização e da quantidade de veículos durante as etapas do processo logístico, desde a sua chegada na portaria até a sua liberação, por meio dos dashboards configuráveis.

“Com base na definição de limites de tempo e capacidade, fornece informações valiosas sobre possíveis gargalos na operação, proporcionando agilidade na tomada de ações para melhor fluidez, ganho de eficiência, aumento de produtividade, economia de combustível e redução de emissão de CO2, contribuindo, portanto, com iniciativas e práticas ESG”.

Eduardo ressalta que a existência de gargalos entre as etapas pode gerar atrasos nos processos, retrabalho e baixa produtividade, tornando a empresa menos competitiva e desgastando sua relação com seus clientes e fornecedores.

“Já o módulo YMS permite alcançar a excelência na gestão logística por meio de uma inovação na organização e monitoramento dos pátios, além de gerar relatórios que possibilitam implementar melhorias essenciais para evitar problemas como caminhões parados nos pátios a espera de carregamento e descarregamento”, conclui.

imagem3

yms

Os tempos limite e de alerta de cada etapa são configuráveis

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre a solução Guardian, da Toledo do Brasil, e seu módulo YMS, que otimizam o gerenciamento logístico de empresas dos mais diversos segmentos. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema.

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?