Gestão de Almoxarifado: Ferramentas Essenciais Para a Eficiência

Publicado em 20 de Janeiro de 2023

O almoxarifado é um setor essencial das empresas, porque tem a função de manter a organização abastecida de todos os materiais necessários para o andamento das atividades.

Ele se difere do estoque porque, de maneira geral, não armazena os itens que serão comercializados pela organização, e sim aqueles utilizados internamente, tanto para a execução das atividades quanto para o dia a dia dos funcionários. Esses itens vão desde matérias-primas até materiais de uso rotineiro como canetas, papel higiênico e produtos de limpeza.

Cuidar da gestão do almoxarifado, portanto, é muito importante para a logística da empresa como um todo e, principalmente no caso das grandes indústrias, as falhas nesse controle podem gerar grandes prejuízos. Leia este artigo para conhecer as principais ferramentas e equipamentos utilizados para realizar essa tarefa com eficiência.

A importância da gestão de almoxarifado

Manter o almoxarifado bem abastecido e organizado é muito importante para garantir o bom funcionamento da empresa, que depende desses diversos materiais armazenados ali. Essa gestão é essencial para que haja um controle adequado das entradas e saídas de itens e, também, a otimização do uso do espaço reservado para isso.

Ferramentas indicadas para a gestão de almoxarifado

Existem algumas ferramentas e softwares de controle de estoque que são grandes aliados da gestão de almoxarifado. Conheça algumas opções:

Sistema ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um dos mais famosos sistemas de gestão empresarial, porque integra todos os setores da organização e facilita a troca de informações.

Ele é uma boa ferramenta para gestão de almoxarifado porque permite a criação de relatórios detalhados sobre cada tipo de item, suas características, quantidades e movimentações.

SRM

A maioria dos empresários já ouviu falar de CRM, que é um sistema utilizado para gerenciar e melhorar a relação entre a organização e os clientes. O SRM, por sua vez, tem a função de facilitar o relacionamento com os fornecedores de materiais, o que tem tudo a ver com a gestão do almoxarifado.

Usando essa ferramenta, é possível registrar critérios para a escolha de fornecedores, gerenciar sua performance, categorizar as compras e saber exatamente quando está na hora de fazer novos pedidos.

PEPS

Muito utilizado para realizar a organização de estoque, o PEPS, que significa Primeiro Que Entra É O Primeiro Que Sai, serve justamente para controlar a ordem de entrada e saída dos produtos e materiais — o que evita que os que tenham prazo de validade, por exemplo, acabem estragando e sendo desperdiçado enquanto produtos mais novos são utilizados primeiro.

Esse tipo de controle é fundamental em uma gestão de almoxarifado, para organizar o que deve ser usado primeiro, especialmente insumos e produtos de limpeza.

Equipamentos para a gestão de almoxarifado em grandes indústrias

Não são só as ferramentas, no entanto, que são indispensáveis para o controle de almoxarifado — alguns equipamentos também são grandes aliados.

Muitas empresas acreditam que somente o uso do sistema de gerenciamento é o suficiente para o devido controle do almoxarifado, mas devem lembrar que existem pessoas trabalhando por trás do sistema, em muitos casos inserindo informações manualmente, abrindo margem para erros. Por esse motivo as balanças com sistema próprio de armazenamento servem de apoio para a área de almoxarifado.

Um almoxarifado de uma grande indústria tem demandas bastante diferentes de um almoxarifado de uma empresa de pequeno porte. Trata-se de uma enorme quantidade de materiais que precisa ser organizada, movimentada e devidamente distribuída todos os dias.

Para garantir a eficácia dessas tarefas, alguns equipamentos são essenciais. Confira:

Empilhadeiras

As empilhadeiras industriais são veículos projetados para transportar cargas pesadas e içá-las a determinadas alturas. Como os almoxarifados de grandes indústrias, além de serem extensos, possuem, em geral, muitas estantes e prateleiras altas para armazenar os materiais, esses equipamentos são essenciais para a logística.

Observem que a balança se torna braço do almoxarifado, trabalhando em paralelo com todos os equipamentos de movimentação, podendo ser utilizado nas empilhadeiras, sendo instalado entre a Plataforma de carregamento e os garfos.

Esteira transportadora

As esteiras transportadoras facilitam muito a movimentação de mercadoria em grandes indústrias, por agilizar o envio de materiais de um ponto a outro, sem que funcionários precisem gastar tempo carregando-os.

O sistema de pesagem pode ser instalado em esteira transportadora, seja em local de movimentação de material sólido de forma contínua ou para movimentação por demanda pesando caixas/volumes, dependendo do sistema de pesagem definido, ainda pode realizar a cubagem do material que em muitos casos possui integração com a balança.

Paleteiras

As paleteiras são empilhadeiras manuais, que suportam uma carga menor que as empilhadeiras e são direcionadas justamente, como o próprio nome sugere, para a movimentação de materiais que estão armazenados em pallets. O equipamento é mais comum em empresas e indústrias menores, que ainda não têm a necessidade de contar com grandes empilhadeiras.

Balança eletrônica transpaleteira

A balança transpaleteira é um equipamento que serve para a pesagem de cargas paletizadas em seu próprio local de armazenagem. Contar com esse equipamento possibilita uma significativa economia de tempo na pesagem dos materiais, além de reduzir consideravelmente a chance de acidentes com colaboradores durante o manuseio de cargas pesadas, especialmente no momento da pesagem.

Para conhecer mais sobre esse produto e suas especificações, acesse a página da balança transpaleteira no site da Toledo do Brasil.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?