Saiba Por Que Fazer A Manutenção De Equipamentos Para Pesagem Em Portos

Publicado em 09 de Novembro de 2022

A manutenção de equipamentos para pesagem é essencial para garantir a eficiência da estimativa do peso de qualquer item ou material que circule, por exemplo, nos portos espalhados por todo o território brasileiro.

Isso se faz necessário porque os portos são responsáveis pela circulação de produtos que precisam ser pesados, checados e registrados de forma adequada, evitando erros, fraudes e desperdícios, além de garantir operações seguras e precisas.

Leia este artigo e saiba mais sobre o assunto!

Quais são os tipos de manutenção de equipamentos para pesagem?

De forma geral, existem três tipos de manutenção: a preditiva, a corretiva e a preventiva. Todas as modalidades envolvem etapas relacionadas a testes e ajustes dos equipamentos, incluindo a limpeza necessária para seu funcionamento ideal.

Cada um deles é voltado para um momento específico e você poderá saber mais sobre eles a seguir:

Manutenção preditiva

Como o nome indica, a manutenção preditiva é capaz de prever o tempo de vida útil de aparelhos e ferramentas como as balanças.

Para isso, esse tipo de manutenção de equipamentos para pesagem avalia e analisa as condições atuais do maquinário em questão a fim de propor meios e soluções para reduzir a ocorrência de paradas de emergência.

Manutenção corretiva

Este tipo de manutenção de equipamentos para pesagem visa à correção de falhas de desempenho existentes.

Esses problemas são, geralmente, notados quando há alguma pane que impede o funcionamento da balança e, por isso, pode implicar no aumento dos custos relacionados a consertos.

Em muitos casos, pode ser necessário parar o serviço até que tal reparo seja realizado, seja por substituição de peças ou pelo conserto daquelas já existentes.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva de balanças é a mais indicada entre os modelos disponíveis, pois previne contra a ocorrência de falhas.

Para isso, ela prevê a realização de análises regulares do equipamento para pesagem com periodicidade pré-estabelecida, podendo variar entre semanal ou semestral.

Outra possibilidade é o agendamento de manutenções preventivas considerando o uso e as particularidades de cada equipamento.

Quais são os objetivos da manutenção de equipamentos para pesagem?

A manutenção de equipamentos para pesagem, realizada de forma preventiva, evita problemas com pausas no serviço das balanças e custos relacionados às demais manutenções, sejam elas as corretivas ou as preditivas.

Além disso, o objetivo de manter a manutenção de equipamentos para pesagem em dia é garantir o pleno funcionamento das balanças, corrigindo possíveis erros e falhas que impeçam a eficiência de sua produtividade, sejam eles mecânicos ou relacionados a softwares.

● Leia também: Como reduzir custos de manutenção no seu parque de balanças?

Que prejuízos podem ser evitados pela manutenção de equipamentos para pesagem?

Uma vez que tudo o que entra e sai dos portos precisa passar por balanças, deixar de realizar as manutenções corretamente pode acarretar uma série de prejuízos. Entre os mais comuns estão:

● perda de durabilidade dos equipamentos;
● maior incidência de erros de medição;
● alterações na qualidade do produto;
● inadequações às leis e às normas vigentes, o que pode gerar multas e penalizações;
● aumento dos riscos de retrabalho;
● maior probabilidade de precisar reenviar produtos.

O que é preciso considerar além da manutenção de equipamentos para pesagem?

Além da manutenção de equipamentos para pesagem, também são necessárias a calibração e a verificação periódica destes componentes tão importantes para manter a segurança e a adequação a leis e normas existentes.

A calibração é responsável por averiguar informações referentes a valores indicados e possíveis incertezas nas medições realizadas pela balança, considerando o peso padrão. Para isso, requer a utilização de empresas capacitadas e autorizadas pelo IPEM para realizar ajustes nestes tipos de equipamentos a fim de garantir uma pesagem de confiança.

A verificação periódica costuma ocorrer após a calibração, e é utilizada para comparar pesos e medidas em testes que asseguram que os equipamentos estejam igualados quanto ao peso padrão, obedecendo às mesmas configurações.
Ambas devem ser realizadas regularmente, evitando a perda de precisão e, assim, conflitos nos resultados das medições.

● Leia também: Quais são as etapas envolvidas nos processos de pesagem em portos?

Por que fazer a manutenção de equipamentos para pesagem em portos?

Os portos são responsáveis por boa parte do transporte comercial nacional e internacional. Sendo assim, a manutenção de seus equipamentos para pesagem, além de garantir os benefícios e evitar os riscos expostos anteriormente, torna possível o deslocamento de itens essenciais à economia e ao desenvolvimento interno.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?