Toledo do Brasil entrega Sistema de Calibração Embarcado e proporciona inúmeras vantagens à Arcelor Mittal

Publicado em 01 de Setembro de 2023

Entender profundamente a necessidade do público e solucionar suas demandas é o objetivo da Toledo do Brasil com a venda consultiva, que possibilita oferecer os produtos e serviços adequados para cada caso.
Recentemente, a empresa recebeu a missão de reduzir o risco de acidentes e os custos da siderúrgica ArcelorMittal, situada no Polo Industrial do Porto de Tubarão, em Serra (Espírito Santo).

Para isso, desenvolveu uma solução customizada denominada Sistema de Calibração Embarcado, que trouxe inúmeras vantagens ao cliente.
Inclusive, o case foi tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) da colaboradora Micheline Aleixo, em seu MBA de Gestão de Negócios. Micheline ocupa a função de Responsável por Soluções da Linha Industrial (RPS) na Toledo.

Neste artigo, vamos abordar mais detalhadamente esse case. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:
o Como a ArcelorMittal atuava anteriormente
o Como a Toledo do Brasil atuou
o Resultado do case: benefícios gerados pelo Sistema de Calibração Embarcado
o Conclusão
Boa leitura!

Como a ArcelorMittal atuava anteriormente

A ArcelorMittal é uma siderúrgica que desenvolve bobinas e placas dentro do seguimento de aços planos. O projeto foi desenvolvido para Área da Aciaria, onde se transforma o ferro líquido em Aço, a Aciaria é composta por 3 convertedores e 11 silos balanças por cada convertedor, esses silos possui matéria prima chamado de fundentes, são ligas capazes de tirar impureza e produzir o aço líquido de qualidade. De acordo com Micheline, esses silos precisam passar por um processo de gestão da qualidade ISO e certificação.

“Existem silos de 2000kg até 50 toneladas. No processo de calibração, eram utilizadas massas de 20 kg. Então, para chegar no ponto de trabalho, às vezes, era necessário utilizar cerca de 300 massas de 20 kg para efetuar a calibração do instrumento”, relata.
Conforme explica, esse trabalho mobilizava cerca de 10 funcionários, em um espaço pequeno, gastando em média oito horas de serviço e a exposição a acidentes durante a atividade.

O fato que motivou ao cliente a investir na solução foi garantir um trabalho seguro, o tempo de redução de atividade, a disponibilidade do recurso para fazer calibração em qualquer momento e redução de mão de obra.

Como a Toledo do Brasil atuou

Conforme explicado no início desse artigo, o case partiu de uma venda consultiva, ou seja, complexa, onde nosso principal papel é analisar o cenário e implicações, para buscar uma solução que atendesse a expectativa do cliente.

Segundo Micheline, é de suma importância verificar qual é o real problema do cliente, fazer perguntas e começar a construir uma solução com ele.
“Nosso trabalho começou em 2020, mas foi concluído em 2022, quando chegamos em um modelo ideal que atendia o cliente, porque ele queria fazer linearidade e ter um custo baixo. Foi uma venda complexa, que envolveu as pessoas inerentes ao processo”.

Ela ressalta que se trata de uma venda expressiva, com um alto valor agregado, o que contribui com sua complexidade. “É uma venda que precisa de diversas validações. Nesse sentido, precisamos mapear os influenciadores e os decisores para chegar na melhor solução e não frustrar nosso cliente”.

Durante as vendas consultivas da Toledo do Brasil, é efetuado ainda um estudo preliminar de caso, que tem a finalidade de trazer um objetivo, identificar o problema, apresentar uma viabilidade da solução e ideia de valor. “Ainda nessa fase é feito um desenho conceitual da solução, porém o executivo de projeto somente é feito após a aprovação do cliente”.

Resultado do case: benefícios gerados pelo Sistema de Calibração Embarcado

Após entender quais eram os problemas da ArcelorMittal, a Toledo do Brasil desenvolveu o Sistema de Calibração Embarcado, que gerou uma série de benefícios para a empresa contratante.
A primeira e principal vantagem foi a redução do número de acidentes. “O trabalho que era desempenhado por colaboradores os expunha a diversos riscos, por isso, as chances de acidentes eram muita maiores. Agora, com o Sistema de Calibração Embarcado, o número de acidentes é quase zero”, destaca Micheline.

Outro benefício é o aumento da produtividade, uma vez que o serviço que levava cerca de oito horas para ser executado, agora, leva aproximadamente 15 minutos.

“Além disso, existe uma redução de mão de obra humana dedicada a essa atividade. Anteriormente, era necessário contar com uma equipe de 10 colaboradores, hoje, uma única pessoa consegue operar o sistema e realizar o trabalho. Desse modo, a empresa tem uma economia por ano” e playback rápido, complementa Micheline.

Por fim, o sistema foi implementado sem impactar na rotina da ArcelorMittal, o que poderia causar transtornos ou prejudicar sua produtividade. “Na primeira instalação levamos dez dias para instalar três silos e fizemos isso durante uma parada de campanha, que já estava prevista e é um padrão”.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos o Sistema de Calibração Embarcado, uma solução desenvolvida pela Toledo do Brasil para a empresa ArcelorMittal. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema!

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?