A Importância De Adquirir Uma Balança Com Selo Do Inmetro

Publicado em 13 de Janeiro de 2022

Ter uma balança com selo do Inmetro é, além de obrigatória por lei, essencial para comércios varejistas. Ter um equipamento de qualidade é a única forma de evitar erros nas vendas, etiquetagem e, claro, pesagem.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância desse selo e quais as exigências do órgão.

A Importância De Adquirir Uma Balança Com Selo Do Inmetro

Ter uma balança com selo do Inmetro é, além de obrigatório por lei, essencial para comércios varejistas. Ter um equipamento de qualidade é a única forma de evitar erros nas vendas, etiquetagem e, claro, pesagem.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância desse selo e quais as exigências do órgão.

Por que optar por uma balança com selo do Inmetro?

A lei estabelece que toda balança usada para atividade econômica precisa ser aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), cujo selo e lacre identifica a qualidade da pesagem, assim como onde foi fabricada.

Mas não é apenas devido à lei que empresas devem adquirir uma balança com selo do Inmetro, existem diversos problemas que podem surgir se optar por esse tipo de equipamento sem o atestado de qualidade e que passaram pela fiscalização do Instituto Estadual de Pesos e Medidas (IPEM).

Uma balança “pirata” pode gerar prejuízos tanto para seu comércio (que pode ser punido) quanto para os próprios consumidores. Por isso, ter um processo de pesagem correto e seguindo as normas é tão importante.

Afinal, quais são as exigências do Inmetro para uma balança?

Toda balança deve passar por uma inspeção, por assim dizer, do Inmetro. Somente assim o equipamento terá o documento chamado “Portaria de Aprovação de Modelo”, que atesta a liberação da comercialização do produto no Brasil. Nessa inspeção são feitas:

  • verificação inicial: atesta que a balança atendeu todos os requisitos estabelecidos na portaria 236/94 e na portaria de aprovação do modelo. É aqui que o produto recebe o selo do Inmetro.
  • verificação subsequente: realizada pelo órgão fiscalizador (IPEM ou Inmetro) depois da balança ser colocada em uso.

Sempre que o equipamento passar por algum tipo de manutenção, a empresa responsável por esse procedimento (como a Toledo do Brasil), deverá colocar um selo de “reparado” do Inmetro. Dessa forma, fica comprovado que a manutenção foi realizada por uma empresa creditada pelo órgão fiscalizador.

O Inmetro exige que uma balança deve conter uma placa de identificação com todas as informações sobre a sua origem e dados para funcionamento como: a classe, fabricante, modelo e outras.

Além da placa de identificação, a balança deve apresentar:

  • selo: que garante que a balança passou pela verificação inicial logo após ser fabricada e atesta que o equipamento esteja apto para ser comercializado e dentro das especificações legais;
  • lacre: o objetivo do lacre é que mais ninguém possa alterar as características metrológicas da balança.

Agora que você já sabe a importância de uma balança com selo do Inmetro e por que escolher por ela no lugar de uma ilegal, conheça as diversas opções que a Toledo do Brasil oferece para seu establecimento e evite instatisfação dos seus clientes. Contate a Toledo do Brasil ou uma revenda autorizada para adquirir uma balança legalizada

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?