Balanças Digitais: Quais os Tipos e Usos No Varejo?

Publicado em 06 de Janeiro de 2023

As balanças são equipamentos essenciais para estabelecimentos de varejo como padarias, supermercados, açougues e hortifrutis. Se até a época da segunda guerra mundial os modelos eram todos mecânicos, as versões digitais surgiram poucos anos depois, com o objetivo de realizar pesagens mais confiáveis.

De lá para cá, no entanto, as balanças digitais já evoluíram muito e oferecem até mesmo outras funções além da medição de peso. Leia este artigo para entender:

● como funciona uma balança digital;
● vantagens das balanças digitais na automação comercial;
● tipos de balanças digitais para o varejo;
● como escolher a balança digital adequada para o seu estabelecimento.

Como funciona uma balança digital

A base das balanças digitais são as células de carga, um elemento feito de aço ou alumínio utilizado para medição. Ao receberem o impacto de um peso, uma célula de carga é levemente deformada e, rapidamente, volta para seu formato original.

Essa rápida mudança, no entanto, é percebida pelos strain gauges, condutores elétricos também chamados de extensômetros. Eles captam a intensidade da deformação e a traduzem em resistência, o que é transmitido e interpretado, então, pela parte eletrônica da balança, que entrega o resultado numérico correspondente ao peso do objeto.

Vantagens das balanças digitais na automação comercial

A automação comercial consiste na utilização de tecnologias para otimizar processos no varejo, o que é importante não apenas para facilitar o dia a dia do negócio como para entregar uma melhor experiência aos clientes.

Imagine um supermercado funcionando, até os dias de hoje, com uma balança analógica: as filas seriam muito maiores. As balanças digitais, portanto, são equipamentos fundamentais desse processo, não apenas por conta de seus resultados mais confiáveis mas, também, pela agilidade do processo.

Além disso, esses equipamentos são muito fáceis de usar, o que facilita até mesmo o treinamento dos funcionários responsáveis pelo seu manejo — ou, ainda, como é o caso dos caixas automáticos que estão ficando cada vez mais comuns nas grandes redes, o próprio cliente consegue realizar sozinho a medição do peso de seus itens.

Outro grande ganho está na integração das balanças com o sistema do mercado, por meio de softwares de automação. Com isso, a venda é registrada de maneira muito mais rápida e precisa.

Tipos de balanças digitais para o varejo

As balanças digitais para o varejo são divididas principalmente em dois tipos:

Balança de pesagem e rotulagem

As balanças digitais com impressora integrada facilitam o processo em estabelecimentos de varejo nos quais a pesagem dos produtos não acontece diretamente no caixa. Nesse caso, o peso do produto é automaticamente impresso, já com código de barras, e ele pode então ser rotulado corretamente.

Esse tipo de equipamento funciona tanto para organização interna prévia, no caso de produtos com peso que já ficam dispostos nas prateleiras (como frios e bandejas de frutas) mas, também, para o atendimento a clientes em produtos que são pesados na hora.

Balança de check out

Estabelecimentos maiores, como grandes redes de supermercado, preferem automatizar ainda mais o processo de venda e a balança digital de checkout é uma grande aliada. Isso porque ela evita a duplicidade de filas (para pesar e para pagar) reunindo tudo em uma só.

Nesse caso, ao invés de gerar um rótulo impresso para ser colado no produto pesado, essa balança já está no caixa e, integrada ao sistema, registra o peso e o preço do produto diretamente na compra.

Balança de produção

Muito comum em feiras livres e restaurantes, as balanças digitais de produção trazem facilidade no dia a dia desses profissionais que necessitam de uma simples conferência de matérias primas para receitas, além de pesagem a granel para clientes do varejo. É importante contar com um equipamento confiável e resistente que suporte o alto volume de operações a que esses equipamentos são submetidos. Conheça algumas soluções que a Toledo do Brasil oferece para esse tipo de aplicação.

Balança de recebimento

Esse tipo de equipamento auxilia na conferência do recebimento de matéria prima dos estabelecimentos. É imprescindível para seu negócio, ter a garantia de que se está recebendo as quantidades exatas daquilo que foi comprado. Quando falamos de carregamentos de produtos que são vendidos por peso, essas balanças auxiliam nesse controle, evitando prejuízos de grande proporção. Leia mais sobre essas soluções em: Balanças de conferência: como podem agilizar o recebimento de mercadorias e trazer benefícios para o seu comércio

● Leia também: Tecnologias em supermercados — quais são as tendências

Como escolher a balança digital adequada ao seu estabelecimento

Na hora de escolher uma balança digital para o seu estabelecimento, é preciso levar em conta as demandas rotineiras, então, fazer um balanço entre o investimento e o nível de otimização.

Pequenos negócios, como uma padaria de bairro, por exemplo, dificilmente precisam da agilidade de uma balança de checkout, enquanto nas grandes redes de supermercado elas são fundamentais.

Além do tipo de uso da balança, no entanto, é muito importante levar em consideração a marca. Por serem equipamentos de precisão, eles devem ser regulamentados pelo INMETRO. Fora isso, contar com uma marca de tradição e qualidade, que trabalha também com serviço de assistência, garante uma experiência muito mais segura.

Para entender mais sobre o assunto, aproveite e confira também o nosso artigo sobre o que levar em conta na hora de comprar uma balança digital.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?