Como Evitar Filas Em Supermercados E Melhorar O Atendimento?

Publicado em 18 de Outubro de 2022

Em pesquisa realizada pela consultoria CVA Solutions, 36,7% dos entrevistados apontam as filas como o principal problema que os supermercados precisam melhorar.

Essa questão é tão significativa que está entre uma das principais razões pelas quais os clientes não retornam aos comércios. Além disso, o problema se manifesta trazendo menos vendas para os varejistas, tanto no curto quanto no longo prazo.

Por isso, compreender como evitar filas em supermercados é uma das coisas mais importantes que o dono pode fazer para o sucesso do seu negócio. Portanto, se você pretende saber como fazer isso, veja as dicas do artigo!

Dicas de como evitar filas em supermercados

Se você quer entender melhor como evitar filas em supermercados e tornar a experiência do cliente ainda melhor, siga as dicas a seguir:

Aumente o número de caixas em dias e horários de pico

Uma das ações mais eficientes para reduzir o tempo de filas no seu supermercado é monitorar os horários e dias de pico para aumentar o número de caixas. Por exemplo, após as 18h, pode ser que o movimento fique maior do que na metade da manhã ou da tarde. Isso pode acontecer dependendo do local onde a sua empresa está localizada.

Outro fator interessante a notar são as datas que enchem o supermercado e, nessas ocasiões, deixar mais caixas disponíveis para evitar as filas quilométricas — embora um sábado de véspera de Natal seja quase impossível de controlar.

Contrate profissionais para guardar as compras

Além dos caixas, outro tipo de funcionário que ajuda a evitar as filas em supermercados são as pessoas que guardam as compras. Geralmente, elas têm muito mais prática do que os próprios clientes, o que facilita bastante na correria.

Invista no treinamento dos funcionários

Além do restante dos funcionários, os caixas precisam estar preparados para lidar com a pressão e fazer o seu serviço de maneira rápida. Com isso, o treinamento regular desses colaboradores irá ajudar a fornecer um melhor atendimento ao cliente.

Caso seja necessário contratar funcionários para algumas épocas específicas, certifique-se de que eles estão tão preparados quanto os demais para lidar com esse serviço, pois a contratação de pessoas muito despreparadas pode trazer problemas no meio da correria.

Garanta que seus equipamentos estejam sempre funcionando

Um problema muito comum que ajuda a aumentar as filas são os aparelhos eletrônicos em mau estado, como computadores ou balanças. Imagine o caos se o seu sistema de caixa simplesmente cair em um dos dias mais movimentados do ano ou se as balanças que você utiliza no açougue do mercado resolve estragar…

Com certeza isso tornará o ambiente ainda mais caótico, além de deixar os clientes frustrados. Dependendo do tempo que você demorar para resolver, alguns podem até mesmo desistir de comprar os produtos.

Por isso, manter o suporte sempre em dia é fundamental para evitar ao máximo possível esse tipo de situação indesejada.

Tenha caixas prioritários

Oferecer check-outs prioritários para gestantes, pessoas com bebês e idosos também é uma excelente forma de reduzir as filas dos supermercados. Com isso, além dos clientes se sentirem bem atendidos, eles ainda irão esperar bem menos, o que faz com que voltem outras vezes.

Adote as vendas onlines

Uma das estratégias mais eficazes para melhorar o atendimento ao cliente é adotar a omnicanalidade para o seu negócio. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, 88% dos entrevistados acreditam que lojas físicas e onlines devem estar integradas. Isso apenas confirma a jornada de compra dos clientes em mais de um canal.

Entretanto, é importante analisar com cautela antes de fazer um aplicativo próprio ou entrar em um pois, outra pesquisa, dessa vez feita pelo Infovarejo, afirmou que 20% dos consumidores desistem de realizar a compra quando há grandes esperas e 76% dão poucas chances às marcas.

Contudo, estar no mercado online é uma ótima opção para vender mais e melhor, entretanto, esteja atento para alguns cuidados antes de adotar uma estratégia omnichannel de qualquer jeito pois, ao fazer deste jeito, você poderá arrumar mais problemas. Afinal, as filas e a espera não são um problema apenas no mundo físico.

Se o intuito é diminuir as filas para melhorar o atendimento, isso também deve ser feito no online.

Insira caixas de autoatendimento

Outra ideia bacana que a maioria dos mercados já adotou são os caixas de autoatendimento, que estão super em alta e prometem ficar! Isso porque, com eles, não é preciso contratar funcionários para passar as compras, desse modo, eles são uma ótima alternativa para diminuir as filas.

Isto é, quanto mais caixas de self-checkout você tiver, menores serão as chances de precisar lidar com as filas, basta apenas que você também atualize as revisões para não se deparar com equipamentos estragados justamente nos momentos que mais se precisa deles.

Mas, além desses fatores, estão surgindo no mercado diversas ideias que auxiliam os donos a evitar as filas. Portanto, se você pretende conhecê-las, leia também o nosso artigo sobre as tecnologias em supermercados!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?