Inovação na pesagem: Toledo do Brasil desenvolve solução que mensura o peso do tarugo de aço

Publicado em 28 de Março de 2024

O tarugo de aço é um material desenvolvido nas aciarias, que tem como objetivo final produzir aço, vergalhão, arame e arame recozido, normalmente utilizados na construção civil.

Pensando nisso, a Toledo do Brasil desenvolveu uma tecnologia que permitisse mensurar esse peso com assertividade.

Por esse motivo, nós entrevistamos Max de Alcântara Costa, gerente regional da filial de Belém, que nos contou alguns detalhes sobre esse projeto. Continue lendo este artigo e saiba como funciona a solução criada pelos engenheiros da Toledo do Brasil.

Como funciona a produção do tarugo de aço

De acordo com Max, a produção de tarugo de aço tem início quando os profissionais da aciaria derretem a sucata em uma grande panela. “Depois de derreter, temos o aço líquido, que é colocado em uma forma de cerca de 12 metros, de onde nasce o tarugo, que sai aquecido a mais ou menos 1200 ºC”.

Após isso, acrescenta Max, o tarugo é colocado em um local para resfriar, chegando a 800 ºC. “Quando está nessa temperatura, ele não tem mais o ‘efeito macarrão’, ou seja, se pegarmos o tarugo pelas pontas, ele não vai dobrar tão facilmente”.

Ele revela que no próximo estágio, o tarugo cai em uma espécie de transportador, que leva o produto até a porta do forno, para ser colocado no fogo novamente. “Nesse momento, ele vai entrar no processo de trefila, onde ele vai virar vergalhão, arame ou outro produto de aço”.

Segundo Max, o peso do tarugo pode variar, impactando no peso e na quantidade dos produtos finais. “Sem o peso real, a produção pode informar que entregou 30 toneladas de tarugo de aço para a trefila e, em realidade, ter entregado menos ou mais do que isso. Ou seja, sem uma balança adequada, a aciaria trabalha na incerteza, a produção final pode ser menor do que o devido para o peso informado e teremos, certamente, conflito interno entre os setores”.

Balança para tarugo de aço: como funciona

Para evitar incertezas sobre o peso do tarugo de aço, os engenheiros da Toledo do Brasil, que estão na vanguarda da tecnologia, desenvolveram uma balança especialmente para pesar esse produto, quando ele ainda está em uma temperatura de 800 ºC.

“Essa balança tem um mecanismo que possibilita a pesagem do Tarugo sem impactar no processo do cliente, tendo um dispositivo acoplado aos transportadores. O sistema realiza a pesagem em segundos e assim o tarugo seguirá o caminho até a porta do forno. Além disso, via comunicação Profibus, o peso mensurado é automaticamente informado ao Sistema de Gestão do cliente (SAP)”, explica Max.

O profissional afirma ainda que o cliente não tem que mudar seu processo em quase nada para inserir a etapa de pesagem do tarugo de aço.

“Quando o tarugo viaja até a porta do forno, ele espera cerca de um minuto e meio até entrar no reaquecimento. Nesse intervalo, agora, é feita a pesagem, que leva aproximadamente 30 segundos. O processo dele não mudou em nada mas, graças a essa balança, ele conseguirá ter o peso real”.

Conforme explicação de Max, o projeto da balança desenvolvida pela Toledo do Brasil é totalmente personalizado conforme a necessidade do cliente e a implantação deve ocorrer em um momento determinado por ele.

“É o cliente quem define, aproveitando uma parada nas operações para instalar e testar. Normalmente, aproveitamos uma parada de 24 horas, que as aciarias chamam de parada geral da usina (PGU) e levamos cerca de 10 horas para instalar”.

Conclusão

Neste artigo, você viu que:

• O tarugo de aço é um material desenvolvido nas aciarias, que tem como objetivo final produzir aço, vergalhão, arame e arame recozido;

• Seus fabricantes vendem esse produto por peso, por isso necessitam de uma balança eficaz para trabalhar com números reais;

• A produção de tarugo de aço tem início quando os profissionais da aciaria derretem a sucata em uma grande panela;

• Após isso, o tarugo é colocado em um local para resfriar, chegando a 800 ºC;

• No próximo estágio, o tarugo cai em uma espécie de transportador, que leva o produto até a porta do forno, para ser colocado no fogo novamente;

• O peso do tarugo pode variar, impactando no peso e na quantidade dos produtos finais;

• Para evitar incertezas sobre o peso do tarugo de aço, os engenheiros da Toledo do Brasil desenvolveram uma balança especialmente para pesar esse produto;

• Essa balança tem um mecanismo de comunicação que transfere o peso mensurado na balança para o sistema do cliente;

• O cliente não tem que mudar seu processo em quase nada para inserir a etapa de pesagem do tarugo de aço;

• O projeto da balança desenvolvida pela Toledo do Brasil é totalmente personalizado conforme a necessidade do cliente e a implantação deve ocorrer em um momento determinado por ele;

• O objetivo da empresa agora é reunir dados sobre esse case para apresentar a solução para outros potenciais clientes.

Gostou do nosso artigo sobre a pesagem do tarugo de aço? Compartilhe com alguém que se interesse pelo tema.

LEIA TAMBÉM NO BLOG DA TOLEDO

Vozes de Peso chega à sua segunda temporada abordando o tema gestão de pessoas
NRF 2024: novidades, tecnologias e tendências
Você conhece o blog da Toledo do Brasil?

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?