Software para balança Toledo: conheça os benefícios dessa solução

Publicado em 18 de Julho de 2023

“Todas as balanças de automação precisam de um software para gestão das pesagens”, explica o gestor de marketing e vendas da Toledo do Brasil, Daniel Carioni.

De acordo com ele, as principais funcionalidades do software incluem envio de carga, gerenciamento das informações, disponibilização de linhas de receita, tabela nutricional e gestão de operadores e rotulagem.

Daniel ainda acrescenta que o cliente pode ter um software instalado em seu servidor local ou contar com a solução em nuvem da Toledo do Brasil.

“No software local, toda infraestrutura, servidor, sistema de segurança, acesso, é mantido nas dependências do cliente. No software em nuvem, toda essa responsabilidade de servidor, escalabilidade, segurança e acesso passa a ser do provedor da solução”, destaca.

Neste artigo, vamos abordar mais detalhadamente o conceito de software de pesagem e oferecer algumas informações sobre o software de balança da Toledo do Brasil.

Aqui, você verá:

1. Como funciona um software de pesagem
2. Quais os principais benefícios de um software de controle de pesagem
3. MGV Cloud: o software de pesagem da Toledo do Brasil
4. Conclusão

Boa leitura!

imagem1

Como funciona um software de pesagem

O software de pesagem consiste em um serviço de assinatura mensal contratado por loja ou balança, em que as balanças conectadas se comunicam com a nuvem. Trata-se de uma solução SaaS, que utiliza login com a internet por meio de notebooks, tablets, smartphones, entre outros.
Dessa forma, os usuários podem acessar os dados de todos os equipamentos e pesagens executadas, já que ele possibilita manter um armazenamento completo de produtos, departamentos, balanças e configurações.

Uma de suas principais características é que, por ser uma solução em nuvem, o usuário não precisa investir em infraestrutura para operar, além de realizar procedimentos como backups, manutenção e controle de segurança dentro da plataforma em nuvem.

A comunicação entre a nuvem e as balanças pode ser realizada utilizando cargas manuais, agendadas ou automáticas, e, para realizar a integração, basta importar e exportar as informações para o ERP via API ou arquivo de texto.

Quais os principais benefícios de um software de controle de pesagem

Agora que você já sabe como funciona um software de controle de pesagem, vamos apresentar suas principais vantagens. Confira:

• Gestão completa dos produtos e serviços

O software de controle de pesagem possibilita uma gestão completa dos produtos e serviços cadastrados. Com isso, você tem mais controle do seu negócio em geral.
Afinal, ao obter os dados fornecidos por essa solução, é possível otimizar o gerenciamento da produção, fracionamento e pesagem, acompanhando, por exemplo, quais os produtos mais pesados e com maiores valores no estabelecimento.

• Responsabilidades terceirizadas para o provedor do serviço

Por se tratar de um SaaS, você também não precisa investir em infraestrutura para operar. Esses investimentos e responsabilidades são terceirizados para o provedor do serviço.

• Aumento da vida útil dos equipamentos

Com o software de controle de pesagem, é possível prolongar a vida útil de suas balanças, avaliando o estado de cada uma por meio da manutenção preditiva.
Na prática, o sistema aponta como estão as condições dos equipamentos ou quais peças precisam ser trocadas. Assim, é possível realizar com antecedência as manutenções a serem executadas e sua máquina não apresentará falhas técnicas.

• Tomadas de decisão mais rápidas

O software de controle de pesagem é capaz de identificar possíveis falhas nas balanças e enviar alertas por e-mail. Desse modo, você não será surpreendido por problemas quando for utilizar os equipamentos, tomando prejuízos e atrasando os trabalhos.

• Redução de erros

A mão de obra humana está sujeita a falhas, inclusive ao passar manualmente todas as informações para uma planilha. Além disso, esse procedimento costuma ser muito lento.
Com o software de controle de pesagem, você pode ficar tranquilo, sabendo que todos os dados disponíveis estarão corretos.

• Aumento da produtividade

Com o software de controle de pesagem, os produtos são cadastrados e armazenados de modo eficaz. Assim, seus colaboradores têm tempo para se dedicarem em outras atividades, aumentando a produtividade do seu negócio.

• Gerenciamento de estoque

Armazenar todas as informações relacionadas aos produtos pesados é uma tarefa que requer tempo e esforço, que poderiam ser dedicados a outras atividades.

Além disso, se você deseja um estoque bem organizado, é essencial poder compartilhar esses dados com os demais equipamentos. Dessa forma, você consegue ter um maior controle sobre seu estoque, evitando que sobrem ou faltem produtos.

MGV Cloud: o software de pesagem em nuvem da Toledo do Brasil

Pensando em otimizar o trabalho dos varejistas, a Toledo do Brasil desenvolveu seu próprio software de pesagem em nuvem, o MGV Cloud, lançado em 2017.

De acordo com Daniel Carioni, ele foi lançado devido à atualização tecnológica e necessidade dos clientes de melhorem a sua gestão de pesagem e ter acesso às informações de forma rápida e segura.

Ele ressalta que o software para pesagem da Toledo do Brasil oferece gestão das pesagens, com um dashboard intuitivo mostrando as maiores rotulagens do dia, da semana e do mês.

“Também oferece recursos de machine learning, inteligência artificial e computação em nuvem, trabalhando a manutenção preditiva das principais peças de manutenção das balanças como teclado e cabeça térmica. Proporciona ainda gestão de operadores, serviços antifraudes e acesso às informações com qualquer dispositivo conectado à internet como smartphones e tablets”, completa.

Daniel destaca que os grandes investimentos da companhia têm sido direcionados para a sua plataforma em nuvem. “Temos um roadmap de implementações pelos próximos três anos, incluindo melhorias de segurança, acesso, escalabilidade, recursos computacionais, além da disponibilização de mais dados de pesagem na plataforma em nuvem”, explica.

Um desses investimentos, efetuado em 2019, foi o MGV Cloud (Central de produção), que possibilita ao varejista gerenciar sua central de produção com assertividade, centralizando todas as demandas e dados de sua rede de lojas e gerenciando as necessidades de cada loja a partir de seu histórico de vendas.

Dessa forma, cria-se um cronograma de ordens de produção de mercadorias, que serão pesadas e controladas por meio das balanças, que gerenciam automaticamente o processo de produção com o auxílio de um monitor para visualização do operador.

Outra vantagem desse sistema é que a balança consulta a plataforma em nuvem, buscando informações de cada loja, conforme o seu cadastro e particularidades. É possível ainda utilizar qualquer dispositivo conectado à internet para acompanhar as pesagens em tempo real.

Essa ferramenta está integrada ao MGV Cloud, software para balança da Toledo do Brasil, que proporciona gerenciamento, controle e mobilidade para o varejista.

Ele possibilita ter gestão e controle na palma da mão, mostrando fatores como: produtos que são pesados nas lojas, quantidade e valores vendidos, validade da mercadoria e gráfico de produtividade. É possível integrar esse sistema às balanças da Toledo do Brasil modelos Prix 5 Plus, 6 e 6i.

Para contratar o serviço, basta entrar em contato com o time de vendas da companhia ou com as Oficinas Técnicas Autorizadas (OTAs).

Conclusão

Neste artigo, você viu que:

• Todas as balanças de automação precisam de um software para gestão das pesagens;
• As principais funções do software incluem envio de carga, gerenciamento das informações, disponibilização de linhas de receita, tabela nutricional e gestão de operadores e rotulagem;
• O cliente pode ter um software local ou contar com a software em nuvem para balança da Toledo;
• O software de pesagem é um serviço de assinatura mensal contratado por loja ou equipamento, em que as balanças conectadas se comunicam com a nuvem;
• Uma de suas principais vantagens é que, por ser uma solução em nuvem, o usuário não precisa investir em infraestrutura para operar;
• Os benefícios do software para balança da Toledo incluem: gestão completa de produtos e serviços, responsabilidades terceirizadas para o provedor, aumento da vida útil dos equipamentos, tomadas de decisões mais rápidas, redução de falhas humanas, aumento da produtividade e gerenciamento de estoque;
• A Toledo do Brasil desenvolveu seu próprio software de pesagem, o MGV Cloud, lançado em 2017;
• Ele foi lançado devido à atualização tecnológica e necessidade dos clientes de melhorem a sua gestão de pesagem e ter acesso às informações de forma rápida e segura;
• Os grandes investimentos da empresa têm sido direcionados para a sua plataforma em nuvem;
• Um desses investimentos, efetuado em 2019, foi o MGV Cloud (Central de produção).

Gostou do nosso artigo sobre o software para balança da Toledo do Brasil? Compartilhe com um varejista, que possa se interessar por essa eficiente solução.

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?