Toledo apresenta soluções para pesagem em movimento na Exposibram

Publicado em 29 de Agosto de 2023

Considerada um dos mais importantes eventos de mineração da América Latina, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) será realizada entre os dias 28 e 31 de agosto, em Belém (PA), com a participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral.

Na oportunidade, representantes da Toledo do Brasil apresentarão soluções para pesagem em movimento desenvolvidas pela empresa, apontando as tendências do segmento e gerando oportunidades de negócios.

Pensando nisso, preparamos este texto, com informações de Igor Tavares Marins, engenheiro de produtos, e Rafael Balsanelli, gestor de unidade de negócios, que abordaram os temas pesagem em movimento e Exposibram. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos.

Aqui, você verá:
1. O que é pesagem em movimento e quais são as suas vantagens?
2. Quais produtos do portfólio da Toledo atendem a esse segmento?
3. Exposibram: o que é e qual é a importância?
4. Quais produtos a Toledo do Brasil vai apresentar na exposição
5. Conclusão

O que é pesagem em movimento e quais são as suas vantagens

De acordo com Igor Tavares Marins, a pesagem em movimento consiste na pesagem de forma dinâmica dos produtos durante os processos produtivos dos clientes, sem a necessidade de parada ou recursos mecânicos para estabilizar o item durante o processo de pesagem.

“Seu objetivo é efetuar a pesagem sem interromper o fluxo de operação do cliente ou gerar processos paralelos para realizar a pesagem”, afirma.
Conforme expõe, um dos principais benefícios dos processos de pesagem em movimento é que ela contribui com o meio ambiente, por ser mais rápida, sem a necessidade de paradas. “Na prática, a pesagem em movimento permite a economia de combustível no processo de pesagem de trem em relação a pesagem estática”.

Outros benefícios, elencados por ele incluem:
• Maior eficiência na produção – velocidade operacional;
• Otimização de processos;
• Ganho de tempo;
• Mapeamento e maior confiabilidade dos dados de pesagem em cada uma das etapas de produção; e
• Automatização dos processos.

balancas_ferroviarias_blog

Quais produtos do portfólio da Toledo atendem a esse segmento?

A Toledo do Brasil desenvolveu alguns produtos que atendem à área de pesagem em movimento. Entre eles, Rafael Balsanelli destaca:

  • Balanças para pesagem de vagões em movimento visando o controle de minério e grãos;
  • Balanças integradoras para pesagem a granel em transportador de correias para minério e grãos;
  • Balanças para pesagem de produtos pré-medidos (alimentos, peças, objetos etc.) em linhas de produção;
  • Balanças para pesagem de volumes (caixas) para o transporte de encomendas;
  • Balanças para pesagem de boi e noria automática; e
  • Balanças para pesagem de caminhões em rodovias para fiscalização, ou em empresas para controles de eixo.

Ele ressalta ainda que a companhia está desenvolvendo novas soluções para o segmento e apresentará a solução INTEGRADORA, que traz, com a balança, o sistema de aferição embarcado com acionamento remoto.
“Como os transportadores são instalados para fazer o carregamento do produto na mina, muitas vezes, eles estão em locais complexos de adentrar, o que dificulta o acesso ao equipamento. Assim como, levar pesos para realizar a conferência da balança pode gerar um trabalho elevado à equipe de instrumentação”, observa.

Por esse motivo, foi desenvolvido um sistema de comunicação remota com CLP e sinótico de operação, com o objetivo de permitir maior flexibilidade para coleta de informações e possibilitar intervenções remotas. “Esse recurso permite que o operador execute todos os comandos, inclusive a calibração da sala de operação sem a necessidade de estar in loco”, completa.
Outra solução que a Toledo do Brasil está desenvolvendo para o segmento, segundo Igor, é o TRAINWEIGH, balança para pesagem de vagões sobre trilhos instrumentados com capacidade para coletar os pesos em diversas velocidades.

“A demanda é cada vez maior por meios de pesagem de vagões que não interrompam ou demandem mais tempo no processo produtivo. Pensando nisso, a Toledo do Brasil aperfeiçoou seu sistema PRIX TRAINWEIGH para coletar as informações de pesagem em diferentes faixas de velocidade com precisão. Esse recurso visa atender a diferentes processos e clientes, adaptando o produto a esses diferentes cenários”.
Por fim, a Toledo vai possibilitar a integração dos dados com ERP do cliente via APIs. “O sistema PRIX TRAINWEIGH possui recursos para disponibilizar os dados de pesagem em real time junto aos sistemas ERP dos clientes, permitindo o fácil acesso, e automação no processo de coleta e importação dos dados”, acrescenta Igor.

Exposibram: o que é e qual é a importância

Segundo explicação de Rafael, a Exposibram é a maior feira voltada ao segmento de mineração e a Toledo do Brasil está presente nesse setor com diversas soluções para melhor atender o desenvolvimento e crescimento desse mercado.
“Vemos esse evento como uma grande oportunidade de estar próximo aos clientes, estreitando relações, entender as demandas do mercado, apresentar nossas soluções”, destaca.
Para se ter uma ideia da dimensão da Exposibram, confira os números da última edição:
• Mais de 61 mil participantes circularam no evento;
• Mais de 1.900 inscritos no Congresso Brasileiro de Mineração com 240 palestrantes;
• Rodada de negócios com 20 mineradoras;
• 100% do espaço da exposição comercializado, com mais de 13mil m²;
• Mais de 450 expositores nacionais e internacionais com a participação de 18 países;


• Mais de 400 fornecedores;
• Mais de 300 reuniões agendadas.

Quais produtos a Toledo do Brasil vai apresentar na exposição?

A expectativa do time da Toledo com a exposição é demonstrar aos seus clientes as soluções Prix mais robustas do mercado e levantar oportunidades de negócios que geram valor ao público. Na oportunidade, serão apresentadas as soluções INTEGRADORA e PRIX TRAINWEIGH.

A INTEGRADORA é aplicada na movimentação de produtos em transportadores de correias, que são amplamente utilizados na indústria de mineração para o transporte eficiente e contínuo de materiais a granel, como minerais, minério e carvão. “Eles desempenham um papel fundamental na movimentação de grandes volumes de materiais, em longas distâncias, dentro de uma mina ou pedreira”, explica Igor.

Na prática, os transportadores de correias podem ser utilizados em diversas etapas do processo de mineração, desde a extração até o processamento e o transporte final. “A balança Integradora é a instrumentação desse transportador, permitindo controle de fluxo e totalização dos pesos do material movimentado, trazendo controle e confiabilidade ao processo”, detalha.
Já Rafael explica que o modal ferroviário desempenha um papel significativo na indústria de mineração, sendo uma opção de transporte eficiente para mover grandes volumes de minerais e minérios a longas distâncias, com custos de operação menores e capacidade de carga maiores em comparação ao rodoviário.

“Para esse segmento temos a PRIX TRAINWEIGH, solução para pesagem dinâmica de veículos ferroviários da Toledo do Brasil. É ideal para transações comerciais de material a granel, com rápida instalação por não requerer obra civil; apresenta construção robusta, permitindo velocidade de 10km/h, com precisão de 0,5% por vagão e 0,25% de composição; ou velocidades de até 150 km/h com precisão conforme classe OIML; tendo capacidade para mais de 700 vagões/hora. Além disso, possui software de fácil visualização com funcionamento 24h/dia, atendendo a portaria CGCRE/INMETRO Nº 0.16”, ressalta.

Conclusão

Neste artigo, abordamos a participação da Toledo do Brasil na Exposibram e suas principais soluções para pesagem em movimento. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém.

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?