Balança Mecânica X Balança Digital: escolha a melhor para o seu negócio

Publicado em 30 de Maio de 2023

Balanças são equipamentos úteis para diversos segmentos, como o varejo, o agronegócio e a indústria. Servem para pesar produtos nos supermercados, animais no campo e materiais nas fábricas, trazendo medidas precisas e mostrando resultados coerentes.

Na prática, as balanças para fins comerciais podem ser de dois tipos: balança mecânica ou balança digital. Cada uma apresenta um modo de funcionamento específico e algumas particularidades.

Na hora de comprar uma balança, é fundamental ficar atento aos detalhes. Por isso, vamos explicar neste artigo tudo o que você precisa saber sobre balança mecânica e balança digital. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto em tópicos. Aqui, você verá:

1. O que é uma balança mecânica?
2. Qual é a melhor balança: mecânica ou digital?
3. Como escolher a balança digital ideal para a sua necessidade
4. Toledo do Brasil: a melhor marca de balanças digitais
5. Conclusão

Boa leitura!

1. O que é uma balança mecânica?

Uma balança mecânica é um equipamento que mensura o peso e o exibe em um formato analógico. Na prática, a medida de massa em uma balança mecânica é realizada por meio da comparação direta entre dois itens, sendo um de massa conhecida e outro de massa desconhecida.

Trata-se de uma alavanca que mostra o ponto de equilíbrio entre esses dois objetos e possui elementos mecânicos como cabos tensores, molas, hastes rígidas, componentes pneumáticos e hidráulicos.

Sua característica principal é que ela não precisa de energia elétrica para funcionar, mas devido ao avanço tecnológico, vem sendo substituída largamente pela balança digital.

2. Qual é a melhor balança: mecânica ou digital?

A balança mecânica não precisa de bateria nem de energia elétrica para funcionar, basta colocar o item no gancho ou na bandeja para que ela mensure seu peso. Essa é a sua maior vantagem. Outro benefício é o seu custo, que tende a ser mais acessível.

Por outro lado, as balanças digitais são extremamente confiáveis e precisas, já que dispõe de visor indicação a informação de peso com precisão, diferente da balança mecânica que não lhe permite identificar a precisão da balança em seu ponteiro analógico. Diferentemente da balança mecânica, a balança digital possui a opção de ativação automática, podendo ser desligada automaticamente após o uso.

Em geral, essas balanças apresentam uma estética atrativa, podem vir com baterias recarregáveis, e apresentar garantia de fábrica.

3. Como escolher a balança digital ideal para a sua necessidade

Agora que você já viu que pode ser mais vantajoso investir em uma balança digital do que em uma balança mecânica, vamos abordar os principais fatores que você deve levar em consideração na hora de comprar uma balança digital para sua empresa. Confira:

Qual vai ser a finalidade de uso da balança

O primeiro aspecto a levar em consideração na hora de escolher uma balança é a sua finalidade. Ela precisa suportar produtos grandes e pesados ou apenas artigos pequenos?

O uso e a aplicação de sua balança devem ser analisados no momento de escolher o modelo. Por exemplo, se o seu negócio for um mercado, uma padaria, um hortifruti ou uma loja de conveniência em que as pesagens são enviadas diretamente para a comanda ou sistema, o modelo 3 Plus da Toledo do Brasil é o ideal.

prix_3_plus_explosao_prato_copiar
Prix 3 Plus

Porém, se a sua empresa pesa e classifica produtos, recomendamos a 2090 Bancada Prix ou a 2096-H.
2090_carbonoinox_copiar
2090 Bancada

Capacidade máxima de pesagem da balança

Também é importante avaliar a capacidade de pesagem da balança, escolhendo um modelo que suporte um peso um pouco superior do que a carga máxima que você pretende pesar, evitando, dessa forma, danificar o equipamento no caso de um descuido por parte do operador.

Além disso, se você necessita de resultados de medição extremamente precisos, convém questionar o fabricante sobre essa funcionalidade.
As balanças analíticas (balanças de laboratório) comercializadas pela Toledo do Brasil, como as séries AS e PS, são capazes de pesar pequenas cargas com um nível de precisão que não é necessário, por exemplo, em uma mercearia.

linha_prixlab_copiar
Linha Prix Lab

Em suma, quando o assunto é capacidade de pesagem, é fundamental avaliar a capacidade de carga e a faixa de medição do produto.

Ambiente em que a balança será instalada

Antes de investir em uma balança digital, é aconselhável que se avalie o ambiente onde ela será instalada. Locais limpos e secos são ideais para receber qualquer tipo de balança.

Porém, se ela for entrar em contato com a água ou permanecer em um local úmido, você deve comprar uma balança a prova d’água, como os modelos BC200W, 2090 Bancada e 2096-H.
bc200w_traseira

Características gerais

Existe uma variedade de recursos que as balanças podem apresentar. Nesse sentido, vale a pena analisar as características gerais das balanças disponíveis, antes de escolher uma para adquirir.

Muitas delas possuem recursos de proteção contra sobrecarga, que preservam as balanças contra danos relacionados a uso indevido ou acidentes.

Algumas balanças também apresentam contagem de peças. Se você precisa de um equipamento com essa funcionalidade, a 3400, a 2090 Bancada e a 2098 e 2098 C são excelentes opções.

2098_ti400p_copiar
2098 com Ti400

4. Toledo do Brasil: a melhor marca de balanças digitais

Agora que você viu que a balança digital é superior à balança mecânica em muitos aspectos e quais fatores considerar na hora de escolher uma balança digital, vamos abordar um ponto de extrema importância: a marca do seu equipamento.

Hoje, existem diferentes marcas de balança disponíveis no mercado, mas é preciso escolher com cuidado para ter garantia de alta qualidade e suporte especializado e ágil.
Além disso, é importante que sigam as manutenções corretas e as calibrações necessárias para manter a qualidade e eficiência desses equipamentos, aumentando sua vida útil.

Nós, da Toledo do Brasil, somos líderes na área de pesagem, e oferecemos equipamentos para os mais diversos usos, priorizado a experiência do consumidor final, além de disponibilizar suporte técnico em todas as regiões do Brasil. Conheça nossos produtos e surpreenda-se com sua qualidade superior.

5. Conclusão

Lendo este artigo, você viu que:

• Balanças são equipamentos úteis para diversos segmentos, como o varejo, o agronegócio e a indústria;
• Existem dois tipos de balança: a balança mecânica e a balança digital;
• Uma balança mecânica é um equipamento que mensura o peso e o exibe em um formato analógico;
• Sua maior vantagem é que não precisa de energia elétrica nem de bateria para funcionar;
• As balanças digitais são extremamente confiáveis e precisas. Dificilmente apresentam falhas;
• A balança digital possui a opção de ativação automática, podendo ser desligada automaticamente após o uso;
• Para escolher a balança digital ideal para sua necessidade, é importante considerar fatores como a finalidade de uso da balança, sua capacidade máxima de pesagem, o local onde ela será instalada e suas características gerais;
• Também é de suma importância escolher uma marca de balanças que proporcionem garantia de alta qualidade e suporte especializado e ágil, como é o caso dos equipamentos comercializados pela Toledo do Brasil.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outra pessoa interessada em conhecer as principais diferenças entre balança mecânica e balança digital.

Leia também em nosso Blog

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?