Endomarketing: qual é a importância dessa estratégia para a Toledo do Brasil

Publicado em 29 de Fevereiro de 2024

O endomarketing consiste em uma estratégia que possibilita estreitar os laços entre as empresas e seus colaboradores, proporcionando um ambiente interno saudável e engajador, viabilizando o sucesso organizacional.
Na prática, ele visa a integração e motivação dos funcionários, além de seu envolvimento com os valores, objetivos e cultura da empresa.

Por esse motivo, entrevistamos Rafael Prestes, especialista em comunicação interna da Toledo do Brasil, que abordou a importância do endomarketing para a empresa, apresentou as principais ações desenvolvidas ao longo de 2023 e ainda falou sobre o planejamento de 2024.

Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:

Endomarketing na Toledo do Brasil: um panorama geral
Qual é a importância do endomarketing para a Toledo
Quais foram as principais ações desenvolvidas em 2023
O que os funcionários podem esperar para 2024
Perspectivas para o endomarketing da Toledo em médio e longo prazos
Conclusão

Boa leitura!

Endomarketing na Toledo do Brasil: um panorama

As ações de relacionamento interno da Toledo do Brasil sempre foram muito fortes e consideradas um diferencial da empresa diante dos concorrentes do mercado, e até mesmo de empresas similares. É o que afirma Rafael Prestes.
De acordo com ele, a empresa possui 1.500 funcionários, sendo que a maioria, cerca de 800, está alocada na matriz. “Nesse sentido, as ações de endomarketing visam garantir que todos fiquem integrados, se conheçam, entendam as funções, saibam o que cada colaborador faz. Isso influencia no dia a dia, ajuda nas relações de trabalho”.

Ele ressalta que o foco no endomarketing possibilita ouvir as sugestões dos colaboradores para melhorias e até desenvolvimento de produtos. “Conseguimos fazer um trabalho mais integrado e harmonioso e isso impacta diretamente no clima”.

Rafael destaca que o objetivo do setor é sempre fazer algo diferente para integrar as gerações que vão entrando na empresa. “As ações vão sempre atendendo novos públicos, saindo da mesmice”.

Qual é a importância do endomarketing para a Toledo

Rafael destaca que, para a Toledo, endomarketing é assunto sério, pois é uma estratégia que funciona muito bem, integrando os colaboradores no dia a dia de trabalho e em suas funções, tornando tudo mais leve.

“Por isso tentamos sempre construir de forma colaborativa, ouvindo o funcionário, levando em conta suas ideias. A gente tenta dar um feedback para eles e, geralmente, vêm ideias como fazer uma competição de patins, patrocinar uma corrida, patrocinar uma prova de carrinho de rolimã. Assim conseguimos transformar as ações de relacionamento em algo palpável”.

Quais foram as principais ações desenvolvidas em 2023

Em 2023, a Toledo do Brasil desenvolveu uma série de eventos direcionados aos colaboradores. A seguir, destacamos as principais ações abordadas por Rafael.

Jogos de Verão

No início do ano de 2023, entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro, foram realizados os Jogos de Verão para atender públicos menores.

De acordo com Rafael, a cada quinta-feira era realizado um campeonato diferente. “Fizemos campeonatos de truco, de sinuca, de tênis de mesa, de futmesa, e conseguimos atender a pessoas de diferentes idades com esportes diversos.

Todos os jogos foram realizados dentro do Grêmio da Toledo do Brasil, deixando o espaço ‘vivo’ em uma época do ano que ele fica inativo.”

jogos_verao

Open House

Conforme explicação de Rafael, um dos eventos que obteve grande sucesso foi o Open House, que teve sua primeira edição em 2013.

“Em 2013, foi realizado o 1º Open House na nova planta da matriz, em São Bernardo do Campo. Antes, a Toledo era dividida em duas plantas e essas já tinham aberto suas portas para visitação em um passado longínquo. Depois de 10 anos, abrimos novamente a fábrica para os colaboradores visitarem, conhecerem as instalações e trazerem seus familiares”.

De acordo com Rafael, o tema do evento foi “Doutor Prix e o laboratório da Toledo do Brasil”. “Essa temática englobou muito as crianças e focou bastante em tecnologia. Foi um sucesso, recebemos mais de 1.500 pessoas aqui, girando durante o dia em turnos”.

openhouse_tbr

Copa Toledo de Futebol

Rafael afirma que, em 2023, também foi realizada uma nova edição da Copa Toledo de Futebol, com direito a sorteios de times, coberturas e filmagens.

“Colocamos na rede social interna da empresa, integrando todo mundo que estava participando do campeonato. Quem não estava participando se tornou um telespectador, teve uma audiência boa. Essa segunda versão reforçou o que tinha sido feito em 2022, um campeonato com uma pegada mais divertida, deixando um pouco a competitividade de lado. Como dizemos internamente: “mais Rock Gol e menos Libertadores”.

copa_toledo44

Festival de Música

O Festival de Música da Toledo, que contou com bandas formadas inteiramente por colaboradores, foi outro evento bem-sucedido, segundo Rafael.

“Nesse tipo de festival, fechamos uma balada com uma temática para os convidados irem fantasiados e os convidados ganham um voucher. As bandas recebem uma ajuda de custo da empresa para ensaiar e elas fazem o show”, comenta.
Ele revela que, em 2023, o Festival de Música contou com sete bandas, sendo três delas acústicas, que abriram o evento com um pocket show de 20 minutos, e quatro bandas completas, que fizeram 45 minutos de show cada para fechar a noite.

“Além disso, o festival promove o prêmio de melhor fantasia e de melhor banda e as duas melhores foram atração da festa de fim de ano da empresa”, complementa.

image_10

Campeonato de Pesca

A pedido de funcionários mais antigos da Toledo, a empresa organizou um Campeonato de Pesca em 2023.
“Nós nos surpreendemos porque fizemos para poucas pessoas, achando que seria um trabalho meio nichado, e no fim foi muita gente de diferentes idades. Foi um dia muito gostoso e foi a primeira vez”.

campeonato_de_pesca_1

Campeonato de Videogame

Também de acordo com Rafael, no ano passado, a Toledo realizou ainda um Campeonato de Videogame com o jogo Fifa, para atender as pessoas que gostam de futebol, mas não são muito adeptas do esporte em si.

“Ficamos, em uma sexta-feira, das 18 horas às 22 horas, jogando videogame e comendo esfirra, na expectativa de fazer uma competição mais casual, divertida, com aquele clima de encontro de amigos em casa. Esse evento reuniu principalmente o público mais jovem, mas veio bastante gente”, afirma.

img_0227

Podcast Vozes de Peso

O Podcast Vozes de Peso, além de ser um canal de conteúdo que reforça a marca Prix, é uma estratégia que permite valorizar os colaboradores da Toledo que são entrevistados. “A gente faz esse convite a eles, por serem vozes de peso, pessoas relevantes aqui na empresa”, destaca Rafael.

image_11

O que os funcionários podem esperar para 2024

Segundo Rafael, os eventos mais bem-sucedidos de 2023 serão repetidos e melhorados em 2024, entre eles, o Campeonato de Pesca, que será direcionado a um número maior de participantes.

“Vamos ter um lago com uma estrutura um pouco melhor, um evento com tempo estendido. Nós sempre fazemos uma pesquisa após os eventos, verificando o que deu certo e o que precisava de melhoria para aplicar em uma próxima edição”.
Ele comenta que a Copa Toledo de Futebol também poderá ter um novo formato na edição de 2024. “Desde que a gente construiu a quadra aqui na empresa, fazemos o campeonato interno. Nossa ideia é levá-lo para fora novamente, em outro espaço e, quem sabe, ainda não é definido, fazer um campeonato de campo mesmo. Não futebol de sete, mas 11 contra 11, podendo, de repente, trabalhar com mais pessoas”.

De acordo com Rafael, Festival de Música é outro super evento que permanecerá na programação da Toledo.

“Para 2024, vamos tentar fazer melhorias, arrumar novas bandas, casas de show ou baladas maiores para atender melhor os colaboradores. Além disso, a festa de fim de ano que já é uma tradição da Toledo do Brasil, será realizada em 2024, bem como ações que reforçam campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Setembro Amarelo”, acrescenta.

Perspectivas para o endomarketing da Toledo em médio e longo prazos

Como responsável pelo setor na Toledo, Rafael Prestes afirma que a empresa quer se manter na vanguarda do endomarketing, sempre inovando em eventos e atuando como referência para outras corporações do mercado.
“Então cabe a nós sempre procurar formas de integrar os mais diferentes públicos, tentar modernizar nossa linguagem, trabalhar com o público mais jovem que tem outra percepção de trabalho”.

Ele acrescenta que a Toledo do Brasil deseja que as ações de relacionamento sirvam para reter talentos. “Sejam ações grandes ou pequenas, estamos sempre ouvindo eles para que essas ações sejam realmente diferenciais para trabalhar na Toledo, somadas a todos os benefícios do trabalho”.

Conclusão

Para escrever este artigo, entrevistamos Rafael Prestes, responsável pelo setor de endomarketing da Toledo do Brasil, que falou sobre as principais ações desenvolvidas pela empresa, ressaltando sua importância.

Se você gostou deste texto, compartilhe com outra pessoa que se interesse pelo tema.

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Você conhece o blog da Toledo do Brasil?
Aluguel de Balanças: Saiba mais sobre esse serviço realizado pela Toledo do Brasil
Vozes de Peso recebe Célio Pozzobon, especialista em pesagem logística

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?