Balança analítica: o guia completo

Publicado em 09 de Janeiro de 2024

Uma balança analítica é utilizada para medir pequenas cargas com precisão, detectando as mínimas variações de peso. Por isso, é útil em farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, químicas, alimentícias e laboratórios em geral.

As balanças analíticas da Toledo do Brasil possuem uma série de funcionalidades, que as tornam referência no mercado. Neste artigo, vamos abordar as características desses equipamentos e de outras soluções que fazem parte do universo da mensuração minuciosa. Aqui, você verá:

Balança analítica: o que é e qual a importância
Balança analítica da Toledo do Brasil
Balança analítica X balança de precisão: qual a diferença
Balança de precisão da Toledo do Brasil
Analisadores de umidade: o que é e qual é a importância
Analisador de umidade da Toledo do Brasil: série MAR
Conclusão

Boa leitura!

Balança analítica: o que é e qual a importância

A balança analítica é um equipamento utilizado para medir um produto ou componentes de uma fórmula com precisão, pois possibilita detectar mínimas variações de peso, conforme mencionamos no início deste artigo.

Essa solução proporciona uma série de vantagens para as empresas que a utilizam, dentre elas, podemos destacar:

Altos níveis de precisão

A balança analítica apresenta um sensor de peso que funciona sob o princípio da compensação da força eletromagnética (CFEM). Sendo assim, mostra o resultado da pesagem de forma rápida e garante os mais altos níveis de precisão e repetibilidade.

Além disso, o sistema de ajuste interno da balança analítica se adequa automaticamente caso haja variação de temperatura. Dessa forma, proporciona indicações precisas independentemente de variações climáticas do ambiente de instalação.

O operador também pode ajustar a balança apenas apertando uma tecla, o que proporciona repetibilidade e exatidão nas leituras em qualquer condição do ambiente de instalação.

Alta resolução

A resolução de uma balança analítica equivale ao menor valor que ela consegue identificar. Quanto maior sua resolução, mais sensível é o equipamento.

Na Toledo do Brasil, você encontra a balança semimicro analítica, com cinco casas após a vírgula, ideais para empresas que necessitam de grande precisão para pequenas cargas.

Resistência

A balança analítica da Toledo do Brasil apresenta grande resistência e pode ser instalada na maioria dos ambientes, pois conta com filtros de estabilidade que permitem atenuar os efeitos indesejáveis como trepidações e correntes de ar, mantendo a estabilidade da indicação.

E mais: apresenta baixa manutenção, longa vida útil e é fácil de limpar, pois é possível desmontar os vidros da sua cúpula em poucos segundos.

Sensores térmicos

As balanças analíticas também possuem sensores térmicos, que monitoram a temperatura ambiente com precisão e permitem ajustar as balanças de forma que qualquer variação seja compensada para que ela funcione sem erros.

Balança analítica da Toledo do Brasil

A balança analítica da linha Prix se diferencia das soluções da concorrência devido ao seu grande número de funcionalidades. É o que afirma Edgard Grigoletti Junior.

De acordo com ele, esse equipamento é capaz de contar peças, realizar cálculo de densidade de sólidos e de líquidos, pesar animais vivos e muito mais. “Você pode ainda fazer uma formulação nela, indicando o quanto vai formular e um valor de tolerância, você vai despejando os componentes da sua fórmula e na hora que estiver dentro da tolerância, ela vai indicar que atingiu o volume correto do produto”.

A balança analítica da Toledo do Brasil ainda possibilita mandar as informações de pesagem para um computador por meio de um cabo USB, diretamente para um aplicativo do Windows, sem precisar de nenhum software.

“Antigamente, era necessário desenvolver um programa para capturar os dados que a balança está transmitindo e decodificar isso para poder mostrar na tela do computador, gravar em uma planilha do Excel ou algo do tipo. Hoje, basta conectar essa balança a um computador usando um simples cabo USB. Aí, é só apertar a tecla print nela e já aparece o que você programou para ser transmitido”.

Edgard esclarece que o operador pode programar a balança para transmitir o peso líquido por exemplo, depois disso, abrir o Excel e apontar para a primeira célula, pronto, toda vez que o operador apertar a tecla print aparecerá o valor de peso no Excel. “A partir desse momento, você pode trabalhar esses dados da maneira que você quiser. Vamos supor que você queira controlar o peso do produto que você está embalando por meio de um gráfico. Você põe o produto na balança, aperta o print, os dados de peso vão para o Excel. Aí você põe o próximo e o próprio programa vai traçando o gráfico”. Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

No universo da mensuração minuciosa, existem outros equipamentos, além das balanças analíticas. Nos próximos tópicos, vamos apresentar as balanças de precisão e o analisador de umidade. Continue lendo nosso texto.

prix_laboratorio_close_baixa

Balança analítica X balança de precisão: qual a diferença

Segundo Edgard, a diferença entre a balança analítica da Toledo do Brasil, da série AS, e balança de precisão, da série PS, está relacionada a suas casas decimais. “As balanças de precisão são as balanças de duas e três casas decimais, ou seja, duas e três casas após a vírgula. Já as analíticas são de quatro e cinco casas decimais”.

Além disso, todas as balanças analíticas apresentam uma câmara de pesagem de vidro, também conhecida como cúpula.

“Essas balanças são tão sensíveis que sua leitura pode oscilar quando alguém passa por perto ou até mesmo com o vento do ar-condicionado. Por isso, ela tem essa casinha de vidro, com uma portinha. Você abre a porta, insere a carga que irá pesar e fecha a porta para estabilizar a indicação de peso.

Balança de precisão da Toledo do Brasil

As balanças de precisão da Toledo do Brasil foram desenvolvidas para as mais diversas aplicações em que a precisão é fundamental.

Ideais para os laboratórios das indústrias, laboratórios de análises clínicas, farmácias de manipulação, institutos de pesquisa e universidades, apresentam uma série de funcionalidades, como o ajuste interno motorizado e seus cinco filtros de estabilização.

Possuem ainda quatro bancos de dados, que podem ser acessados a partir de senhas individuais, permitindo rastrear as pesagens com informações como: data, hora, nome do operador, e nome do produto, garantindo assim os requerimentos GLP (Boas Práticas de Laboratório).

As balanças de precisão da Linha Prix Lab apresentam capacidades que vão de 82g a 6000g e resolução de 0,01g até 0,00001g (5 casas decimais). Também possuem uma memória interna que grava os dados das últimas 100 mil pesagens e possibilita exportá-los utilizando o aplicativo gratuito disponível para download no site da Toledo do Brasil.
Esses equipamentos contam ainda com quatro saídas de comunicação ,e até WIFI o que permite a ligação com leitores de códigos de barras, computadores, impressoras, pen drives e até teclados de computador, facilitando a digitação e edição de textos. Além disso, seu teclado possui teclas de acesso rápido por meio das quais é possível ativar determinada função com apenas um toque.

Contam também com o USB Free Link, uma funcionalidade que permite transferir informações de pesagem diretamente para o computador, utilizando apenas um cabo USB.

linha_prixlab_baixa

Uma das balanças de precisão da Toledo do Brasil é a Prix HR (High Resolution), que se apresenta como a mais moderna solução para pesagens de alta capacidade e alta resolução.

Esse equipamento contém várias capacidades, materiais e resoluções e pode ser instalado em bancadas, poços e pisos, inclusive com rampas, podendo operar mesmo em ambientes severos como indústrias.

Suas bases e plataformas possuem alta resistência, baixa manutenção, longa vida útil, facilidade de limpeza, e alto grau de proteção contra pó e água. Seu prato de pesagem é feito de aço inoxidável e a balança possui uma funcionalidade chamada Peso Mínimo, que alerta o usuário quando a carga estiver abaixo do limite de peso mínimo estipulado por meio do Indicador TI500 HR.

Também emite relatórios com informações sobre todas as operações com itens, tudo o que foi feito pelos operadores, tudo o que foi realizado nos lotes, e últimas 200 operações de pesagem ou contagem.

Possui ainda outros recursos de taras normal, automática, manual e permanente sucessiva, validade de calibração com aviso da ocorrência em display, e diversas opções de conectividade.

Analisadores de umidade: o que é e qual é a importância

A umidade ou o teor de água está presente em todos os produtos alimentares. Assim, a umidade de um produto alimentar equivale ao valor da água total que o alimento contém, que pode afetar as propriedades desse alimento (tanto a falta quanto o excesso de água podem ser prejudiciais).

Na prática, a umidade de um alimento está diretamente relacionada à sua estabilidade e qualidade e impacta nas características do produto.

Indústrias alimentícias precisam ter um analisador de umidade, que é o equipamento utilizado para garantir que os alimentos se mantenham padronizados e conservados, e que não se deteriorem rapidamente, mesmo que estejam embalados.

Nesse sentido, os analisadores de umidade de alta resolução disponibilizados pela Toledo do Brasil estabelecem o valor de umidade em amostras de diferentes materiais, redefinindo os padrões para analisadores de umidade por meio de quatro produtos. Entre seus benefícios, podemos destacar:

• Garantem rapidez e precisão na análise do teor de umidade de amostras;
• Possuem menu em português e uma tela LCD, que proporciona informações como o nome do produto, nome do operador e peso líquido;
• Seu display é intuitivo e fácil de utilizar;
• Garante uma secagem uniforme por meio de seu algoritmo interno, que controla os elementos aquecedores, mantendo a temperatura estável durante todo o processo;

• Viabilizam medições rápidas e precisas com vários perfis de secagem. Dessa forma, eles se adequam a praticamente todo tipo de amostra, possibilitando que o operador visualize o processo de secagem e oferecendo a ele o controle total da análise.

Analisador de umidade da Toledo do Brasil: série MAR

Os analisadores de umidade da série MAR, da Toledo do Brasil, estabelecem a umidade de amostras de diferentes materiais, e redefinem os padrões para analisadores de umidade por meio de quatro produtos com diferentes capacidades e resoluções.

Eles foram criados para atender às diversas necessidades do mercado, respeitando os critérios mais exigentes.

Possuem menu em português e uma tela LCD onde são inseridos textos extras como nome do produto e valor da tara, ou ícones que auxiliam o operador no uso do equipamento.

Também apresentam um algoritmo interno, que permite controlar os elementos aquecedores, mantendo a estabilidade da temperatura, o que garante uma secagem uniforme, e medições rápidas e precisas.

Além disso, o analisador de umidade da série MAR é ajustável a praticamente todo tipo de amostra, e o operador consegue visualizar todo o processo de secagem, o que lhe proporciona controle total da análise.

analisador_umidade_capa_baixa

Conclusão

Neste artigo, você viu que:

• Uma balança analítica é utilizada para medir pequenas cargas com precisão, detectando mínimas variações de peso;

• Uma das aplicações dessa balança é mensurar a quantidade de pó presente em máscaras utilizadas por trabalhadores, mostrando quanto pó ficou retido no filtro;

• As balanças analíticas da Toledo do Brasil possuem uma série de funcionalidades, que as tornam referência no mercado;

• A balança analítica apresenta um sensor de peso que funciona sob o princípio da compensação da força eletromagnética (CFEM);

• O operador pode ajustar a balança apenas apertando uma tecla, o que proporciona repetibilidade e exatidão nas leituras em qualquer condição do ambiente de instalação;

• A resolução de uma balança analítica equivale ao menor valor que ela consegue identificar. Quanto maior sua resolução, mais sensível é o equipamento;

• A balança analítica da Toledo do Brasil apresenta grande resistência e pode ser instalada em qualquer ambiente;
• As balanças analíticas da linha Prix também possuem sensores térmicos;

• A balança analítica da linha Prix se diferencia das soluções da concorrência devido ao seu grande número de funcionalidades;

• A balança analítica da Toledo do Brasil ainda possibilita mandar as informações de pesagem para um computador por meio de um cabo USB, diretamente para um aplicativo do Windows, sem precisar de nenhum software;

• No universo da mensuração minuciosa, existem outros equipamentos, além das balanças analíticas. Entre eles, podemos destacar as balanças de precisão e os analisadores de umidade;

• A diferença entre balança analítica, da série AS, e balança de precisão, da série PS, está relacionada a suas casas decimais;

• As balanças de precisão são as balanças de duas e três casas decimais, ou seja, duas e três casas após a vírgula. Já as analíticas são de quatro e cinco casas decimais;

• Todas as balanças analíticas apresentam uma câmara de pesagem de vidro, também conhecida como cúpula;

• As balanças de precisão da Toledo do Brasil possuem quatro bancos de dados, que podem ser acessados a partir de senhas individuais, permitindo rastrear as pesagens com informações como: data, hora, nome do operador, e nome do produto;

• Esses equipamentos contam ainda com quatro saídas de comunicação e WIFI, o que permite a ligação com leitores de códigos de barras, computadores, impressoras, pen drives e até teclados de computador;

• Contam também com o USB Free Link, um programa que permite transferir informações de pesagem diretamente para o computador, utilizando apenas um cabo USB;

• Uma das balanças de precisão da Toledo do Brasil é a Prix HR (High Resolution), que se apresenta como a mais moderna solução para pesagens de alta capacidade e alta resolução;

• Indústrias alimentícias precisam ter um analisador de umidade, que é o equipamento utilizado para garantir que os alimentos se mantenham padronizados e conservados;

• Os analisadores de umidade da série MAR, da Toledo do Brasil, estabelecem a umidade de amostras de diferentes materiais, e redefinem os padrões para analisadores de umidade por meio de quatro produtos;

• Possuem menu em português e uma tela LCD, nos quais são inseridos textos extras como nome do produto e valor da tara, ou ícones que auxiliam o operador no uso do equipamento;

• Também apresentam um algoritmo interno, que permite controlar os elementos aquecedores automaticamente;

• O analisador de umidade da série MAR é ajustável a praticamente todo tipo de amostra e possibilita ao operador o controle total da análise.

Gostou do nosso artigo sobre a balança analítica da Toledo do Brasil? Então, compartilhe com alguém que tenha interesse em adquirir essa solução.

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Software para balança Toledo: conheça os benefícios dessa solução

Não trate sua balança como um equipamento qualquer!

Como ser um vendedor de peso é tema do quarto episódio do podcast Vozes de Peso

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?