Peso de mil sementes: conheça as soluções da Toledo do Brasil para sementeiras

Publicado em 23 de Janeiro de 2024

A Toledo do Brasil atende a diversos segmentos de mercados, inclusive as sementeiras, um nicho que apresenta uma série de particularidades. Por esse motivo, preparamos este artigo para falar sobre os produtos direcionados a essa área de atuação.

Para isso, entrevistamos nosso engenheiro de soluções Danilo Souza, que explicou o que significa o termo peso de mil sementes.

De acordo com ele, o peso de mil sementes, também conhecido como PMS, se refere ao peso desta quantidade de sementes, que tem impacto direto no volume total a ser carregado em sacos ou big-bags, opção mais importante para o cliente do que o peso em si, já que impacta diretamente em quantos hectares ele vai conseguir produzir.

“Quando a empresa que vai fazer o enchimento de bag-bags, por exemplo, um big bag com 5.000.000 de sementes, é necessário verificar qual o PMS da amostra daquele lote para saber qual o peso deverá ser dosado, porque desta forma, na hora de dosar, ele não dosa por número de sementes, mas sim por peso, uma vez que desta forma ele terá um grande ganho de tempo e agilidade no processo, e então não está vendendo apenas por peso, mas também pelo número de sementes dentro daquele big-bag, melhorando desta forma o planejamento do plantio”.

Ele ressalta ainda que o tamanho da semente influencia diretamente no peso de mil sementes. “Existem sementes maiores e menores. Imagine que uma semente de soja pode ter de 6 mm a 8 mm de tamanho. Se o cliente estiver comprando um big bag que possui apenas sementes de 8 mm, teoricamente vai ter bem menos sementes no big-bag do que esse comprar sementes de 6 mm.”

Nesse sentido, segundo Danilo, uma pesagem assertiva, que leva em conta o peso de mil sementes, possibilita uma negociação justa. “Dessa forma, o comprador não fica em desvantagem, comprando menos sementes e o beneficiador também sabe a quantidade certa a ser comercializada”.

A Toledo do Brasil não tem medido esforços para se inserir nesse mercado e atender de melhor forma os requisitos operacionais que vem evoluindo rapidamente. Continue lendo nosso artigo e conheça as principais soluções da Toledo do Brasil para quem trabalha com sementes.

Principais soluções da Toledo do Brasil para quem trabalha com sementes

“Estamos melhorando nossos equipamentos de ensaque, tanto de sacos de 8kg a 40kg quanto de big bags, fazendo uma integração com os equipamentos que medem o PMS.

Também desenvolvemos um equipamento que chama coletor de amostra, que tira amostras do lote em operação para que o cliente possa fazer essa medição, além de outras”, é o que afirma Danilo.

Ele acrescenta que o foco da Toledo é precisão, por isso, a empresa desenvolveu um equipamento totalmente diferente do que se encontra hoje no mercado. “Enquanto as balanças ensacadeiras para sacos de 8kg a 40kg de outras empresas apresentam alterações entre 150 g e 200 g, nosso erro máximo é de 50 g.”, explica.

Confira, a seguir, os produtos da Toledo que atendem a esse mercado:

Soluções Toledo do Brasil para sementeiras pequenas

A Toledo do Brasil comercializa uma série de soluções para sementeiras pequenas. Conheça estes produtos:

  • Ensak

As ensacadeiras semiautomáticas Prix Ensak I e Ensak II se baseiam em conceitos de sistema de dosagem inteligentes de alta performance, em que o controle avalia o fluxo de material a cada cinco sacos enchidos, antecipando ou não o corte da alimentação do produto. Assim, garante mais assertividade e menor erro possível a cada enchimento.

Sua operação é semiautomática, pois exige que o operador posicione a boca do saco no funil da ensacadeira e acione o sensor de prende saco para iniciar o enchimento. Os dois modelos são ideais para ensaque de produtos com boa fluidez, em sacos de boca aberta cujas capacidades podem variar de 8 a 40 kg no caso de sementes, podendo alcançar até 60kg com outros produtos.

Para sacos de baixa capacidade, é fornecido um adaptador sobressalente que deve ser inserido no flange do funil original.

imagem1

  • Tolbag suspenso e Pré Pesagem

O Tolbag é útil para pesagem e enchimento de materiais granulados em sacos do tipo big bag de até 1200 kg. Há duas formas de efetuar a pesagem do produto: pode ser feita diretamente na caçamba de pesagem, por pré-pesagem, ou no próprio big bag, de forma suspensa.

No caso do Tolbag Pré Pesagem, a dosagem é realizada em uma caçamba, permitindo o aumento do número de big bags carregados por hora, pois o tempo usado para dosagem na caçamba é também utilizado para retirada e colocação do big bag na posição de enchimento.

imagem2

Já no caso do Tolbag Suspenso, a dosagem é realizada diretamente no big-bag, enquanto ele é mantido suspenso durante o enchimento. No decorrer do carregamento, podem ser realizadas acomodações, o que faz com o que o produto do fundo do bag se distribua, deixando-o assim o mais plano possível, o que facilita e melhora a qualidade do empilhamento destes bags na armazenagem, dispensando o uso de empilhadeiras para “acomodar a carga”, bem como torna possível o uso de bags “mais apertados” tipo Alphabag, evitando que sejam necessários “acertos” de peso após o carregamento na estação de dosagem, trazendo confiabilidade ao processo.

imagem3

  • Balanças Analíticas e de Precisão — Série AS e PS

Desenvolvemos nossas Balanças Analíticas e de Precisão Série AS e PS para as aplicações que exigem precisão.

Esses equipamentos apresentam grande robustez associada a diversas funcionalidades extras, por exemplo, o ajuste interno motorizado e cinco filtros de estabilização.

Seus quatro bancos de dados que possibilitam rastrear as pesagens, com informações como: data, hora, nome do operador, nome do produto e muitos outros dados.

Essa linha conta com capacidades que vão de 82g até 6000g e resolução de 0,01g até 0,00001g. Além disso, elas têm uma memória interna que grava os dados das últimas 100 mil pesagens e permite exportá-los a qualquer momento, utilizando o aplicativo gratuito disponível para download em nosso site.

prix_laboratorio_close

  • Série MAR — Analisadores de Umidade

Nossos Analisadores de Umidade são soluções que possibilitam determinar a umidade de amostras de diferentes materiais, por meio de quatro produtos com diferentes resoluções e capacidades, com a finalidade de atender as reais demandas do mercado.

Esses equipamentos proporcionam rapidez e precisão na análise do teor de umidade de amostras e possuem menu em português e uma nova tela LCD, que fornece uma linha de texto extra para informações suplementares, tais como: nome do produto e valor de tara, ou ainda, ícones que guiam o usuário na operação do equipamento.

Apresentam ainda um algoritmo interno, que controla os elementos aquecedores, mantendo a temperatura estável durante todo o processo. Desta forma, garantem uma secagem uniforme e, com isso, medições rápidas e precisas.

analisador_umidade_capa_baixa

Solução para sementeiras de pequeno e médio porte

Conheça a seguir nossa balança integradora, que há mais de 25 anos atende a clientes do Brasil e no exterior e é especialmente utilizada por sementeiras de pequeno e médio porte.

  • Balança Eletrônica para Pesagem em Transportadores — Modelo Integradora

Essa solução é conhecida pela alta precisão de pesagem e resistência mecânica e eletrônica. Além do peso, mensura o fluxo do material sendo transportado, permitindo um controle exato da produção do cliente e tornando o processo mais transparente e seguro.

A Balança Integradora é composta de três partes: estrutura de pesagem, medidor de velocidade e terminal de controle. A estrutura de pesagem se apoia em células de carga, com grau de proteção IP68 ou superior.

O medidor de velocidade, em contato direto e constante com a correia transportadora, captura sua velocidade real e instantânea. Por sua vez, o terminal de controle recebe os dados de peso e velocidade e efetua a integração para disponibilizar ao cliente informações sobre a operação, como peso, fluxo e quantidade transportada em determinado período.

1_2

Solução para sementeiras de médio e grande porte

Para sementeiras de médio e grande porte, temos o equipamento Tolflux, uma balança eletrônica de pesagem repetitiva. Confira suas principais características:

  • Tolflux

O Tolflux é uma balança para pesagem contínua de materiais granulados utilizada em várias aplicações, que calcula e indica fluxo (t/h), subtotais e total do material transferido durante o processo, a partir de pesagens parciais executadas consecutivamente.

Ele é útil tanto para pesagens de produtos sólidos quanto para líquidos e incorpora sistema de equilíbrio de pressão vedado e dutos de equilíbrio internos, dispensando a utilização de filtros externos para captação de poeiras e reduzindo os custos para o cliente.

imagem4

Solução voltada ao usuário final, o comprador de sementes

O comprador de sementes, que é o usuário final, também pode se beneficiar de nossas soluções. Especialmente para esse público, temos nossa Balança Suspensa BS20, que reúne o que há de melhor em tecnologia de pesagem. Conheça suas principais características:

  • BS20 — Balança Suspensa

Com alta tecnologia industrial, qualidade, precisão nas pesagens, a nossa Balança Suspensa é versátil, e pode ser utilizada em qualquer ponte rolante para pesar material de forma suspensa a fim de conferir o peso exato durante a operação, proporcionando confiabilidade e agilidade no processo produtivo.

Esse equipamento possui bateria interna com autonomia de até 100 horas, controle remoto para configuração e comandos à distância, ganchos e manilhas com certificado de rastreabilidade.

Apresenta ainda Display de LED de 38 mm de altura, e dispõe de ganchos giratórios de 360º antes do içamento.
Caso necessária comunicação com PC ou impressores, a BS20 possui a opção com Indicador de Peso TI400P, sendo possível envio de dados de pesagem, além de interligação com alarmes sonoros ou visuais para alerta de operação e desarme do motor da ponte rolante em caso de excesso de peso.

bs20_capa

Solução para clientes que estão armazenando

Clientes que estão armazenando podem transformar seu silo em uma balança com o produto a seguir:

  • Módulo de Pesagem Compressão

Nosso Módulo de Pesagem Compressão auxilia na melhoria dos processos, eliminando passos intermediários, leituras imprecisas e desperdício de tempo ao executar a conversão de tanques, silos, caçambas e plataformas em balanças.

Essa solução possui células de carga e suportes de montagem e foi desenvolvida para garantir que na instalação a força peso seja sempre aplicada de forma perpendicular à célula de carga, fazendo com que a pesagem seja precisa.

Conclusão

Neste artigo, trazemos o conceito de peso de mil sementes e apresentamos soluções da Toledo do Brasil voltadas ao mercado das sementeiras. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outras pessoas que se interessem pelo tema.

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Etiqueta eletrônica de gôndola: qual é a sua importância para a Black Friday

Vozes de Peso recebe Célio Pozzobon, especialista em pesagem logística

Rotas da soja: balanças utilizadas no transporte do grão mais importante para o mercado brasileiro

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?